domingo, 13 de abril de 2008

Meia-Maratona Corpore


O contexto

Do ponto da organização, putz, 11 mil pessoas e os caras praticamente não
erraram! Dia lindo, planos longos (ainda que alguns viadutos com subidas
fortes) e aquela paisagem legal. Só tenho uma reclamação: um copo de gatorade
per capita foi pouco.

Sem dúvida, uma prova mais rápida que a Meia Internacional de São Paulo, que
foi a minha primeira. O pessoal corria beeeeeemmmmm mais. Isso foi um lance
legal para manter o ritmo.

A prova ( e os números talvez não sejam exatamente esses, mas certamente essa
foi a tendência)

Tentei dar puxar um pouco mais o ritmo na primeira parte e o resultado não
foi lá essas coisas - 52 minutos (pace de 04:45 e velocidade de 12.6 Km/hora)-
mas eu me sentia em ritmo de cruzeiro, porque foi tudo com pouco esforço.

Na segunda parte, vi que dava para acelerar e acelerei, fazendo em 48 minutos
(pace de 4:23 e velocidade de 13.6 Km/hora).

Em resumo, o tempo foi de 1:40:48, um pouquinho abaixo da 1:46:04 que fiz na
primeira meia-maratona.

Me senti muito bem até o 18 km, pois até então corria com uma velocidade de
cruzeiro relativamente alta. Mas depois desse ponto comecei a sentir que não
dava para manter aquele ritmo - faltava força mesmo, porque eu não sentia
aperto no esforço cardiovascular e muito menos falta de energia.

Aliás, acho curioso - tal como da outra meia, tomei um pouquinho de água por
prevenção apenas uma vez e biquei um pouquinho de gatorade. Mas não sentia
necessidade.

Mesmo caindo na parte final, tentei manter o pace abaixo de 5 minutos nos
quilometros que faltavam e arranquei no último, fazendo nesse 04:23.

Terminei a corrida com uma recuperação legal, sem parecer morto no final.
Mesmo assim, peguei gelo e passei nas pernas, mas foi pouco, porque agora estou sentido um pouquinho o esforço muscular.

Apesar de ter deixado o ritmo cair na parte final, fiquei satisfeito com a
evolução no miolo da prova - aquela coisa de respiração forte (mas não
aflita), passada consistente, cabeça erguida, sofrimento controlado e coisa e
tal...

Bom, considerando que é a segunda vez que eu faço um percurso de 21 km,
achei legal o resultado - ainda que bom, bom mesmo, fosse fazer ali, na casa
de 1:35 minutos...
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: