quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tio Chico e a Maratona II

Estou adorando a troca de e-mails com o Chico sobre a Maratona...

primeiro ponto pra te deixar com medo.... vc vai quebrar sim... essa possibilidade sempre existe e cada um tem que conhecer o seu paredão e ir empurrando ele pra depois dos 42km..esse paredao é aquele onde todo mundo quebra... assim.. sua função é ir empurrando ele... e dá-lhe empurrao... e assim quando vc for ver, os 42km ja chegaram...
agora.. coisas que vc pode fazer pra tornar isso menos "sofrivel"... pré prova: sem comentarios.... só nao esqueça da cabeça... lembre-se.. vc NAO T tem compromisso nenhum.. nao deve nada a ninguem e está lá pra adquirir confiança...
durante a prova... beba, beba, beba... coma, coma, coma... beba e coma principalmente se nao tiver sede ou fome... vc está PROIBIDO de sentir fome ou sede.... vai ter que correr a prova inteira sem sentir vontade de comer ou de beber... assim... cada posto dágua.. beba um gole dágua que seja.. mas nao passe nenhum deles sem beber (isto é muito sério)... alimentaçao.. leve todos os geis, BCAAs que puder... e COMA... o ideal é a cada 45mim.. assim.. mesmo que nao esteja querendo.. abra e tome a metade do pacote, que seja... mas TOME o carbo que vc levar... isotonico... beba em todos os postos que eles oferecerem...
assim... se vc quebrar por faltar, agua, comida ou isotonico a culpa é sua e somente sua... NÃO existe a possibilidade de vc passar mal se comer ou beber um ou 2 goles dágua a cada posto de hidrataçao
Assim... vc vai quebrar sim.... claro.... mas pode ser que vc quebre depois dos 42km e assim, vc nem vai saber pois a corida acaba as 42...ha, ha, ha....
O que vc acha do que segue?
Vc viu a altimetria da prova????
cara do km 13 até o 30 é uma subida... nao s eiluda com os altiplanos é subida... e muita gente não leva isso em consideração...
Se eu tivesse fazendo essa prova, eu faria da seguinte maneira....
Largada até o Km 5: estaria aquecendo as canelas.... passeio mesmo.. sim, é plano mas é o começo (que tal por volta de 10km/h?) Até o km20 eu manteria um ritmo ainda baixo (talvez uns 10,5km/h). Do 20km até o 30km eu tentaria segurar o ritmo... so aumentaria se tivesse muito bem... mas como é subida.. só manter o ritmo já é cruel...
do 30 ao 36km é descida.... mas eu nao me animaria, pois a descida numa velocidade, pega muito mais a musculatura que na subida... ou seja, eu nao me animaria pra socar o pau.. mas talvez aumentasse um pouco o ritmo...agora, depois da saído túnel para juscelino kubischek.. aí negao faltam menos de 5km... aí eu me provocaria.... correria dentro do conforto, mas buscando estar um pouco abaixo do limite.. (pra mim, o meu limite é aquele onde eu quero correr mas eu nao consigo aumentar/manter mais a velocidade... ou seja.. faço um km a 5:30mim... aí no proximo, eu vou querer baixar esse tempo... tento apertar o passo, mas aí o desconforto vem e eu nao consigo.. quando eu for ver o tempo desse km, eu vejo que é o memso do anterio ou um pouco mais baixo.... aí eu só mantneho pois sei que to no meu limite e meu esforço vai ficar concentrado eu nao perder o tempo mas nao em aumentar.. claro.. nem smepre acabo mantes...)
bem.. os tempos vc sugere pra vc de acordo com seu tmepo final de 10km.. mas, como eu te disse, eu baixaria uns 2 a 2,5km/h da minha velocidade média dos 10km...
ah.. quanto ao site que vc viu e que e deu um tmepo de 3h e 15mim, corrobora o que eu te disse.. de dando 15mim de folga... vc acabaria com uma diferença sobre mim de mais de 30mim....
depois disso... aí é so ir para o podium...e mais uma vez eu lembro a vc.. se vc quebrar vai ser porque ou nao bebou ou nao se alimentou ou nao fez nem uma coisa nem outra...
um ultima observação... no meu caso... eu so tneho vontade de mijar se eu tier correndo fraco... isso é nos treinos ou em prova.... nao sei vc.... mas eu nao parei pra mijar na maratona de sampa (na de buenos aires sim - por volta do km 10 quando até entao eu tava "passeando" e fazendo num ritmo beem baixo )
abraços
ultimo ps.: se serve de (des)consolo, pace de 6:00 mim vai fazer vc terminar a maratona com mais de 4h... e se isso acontecer, eu NÃO falo mais com vc....
Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: