terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Semana de Treino - a última de janeiro

Bem, parece praga, mas segunda-feira ou chove, ou chove ou...chove! E não dá nem para ir para a academia!

Comecei o treino na terça-feira, com um bike no rolo pela manhã e natação a noite. A bike foi bem interessante: treino curto, de uma hora com 2 x Big Gear e 1 vez com cadência de prova. Você, cansado, treina forte, mas sem conseguir se exaurir justamente por contado do desgaste inicial de pedalar com cadência pesada - o Marc Becker escreveu sobre isso na Triathlete Magazine. Bem interessante. A natação foi com intensidade variada, com períodos fracos, moderados e fortes e termina com 900 metros com palmar e pulbóia - esse eu tiro de letra!

Na quarta-feira, deu cara correr no Campo de Marte - ai fiz o treino de segunda. Tiros de 800 metros e 200 de trote - dez vezes. Esse treino eu gosto, mas dói!

Quinta-feira,outra vez um treino no rolo pela manhã e bem curto, começando com um TT de 15 minutos e mais 15 Big Gear. Bem, a primeira parte eu detesto, porque treino de intensidade dói e a minha capacidade de sofrer é muito pequena - eu não ligo para treinos longos, mas esse negócio de intensidade...púúúútzzz...A noite, natação 10 x 300 metros com palmar e pulbóia - treino já clássico!

Sexta-feira voltei para a piscina para fazer 30 x 50 metros, 2 forte um fraco com palmar e pulbóia - depois do treino de quinta, seu braço não presta para muita coisa. Com o palmar, então, xiiiiiiii.....

Sábado, eu quase, quase, quase troquei pela rolo em casa. Mas os sites deram que iria fazer sol pela manhã. As 5:25 comecei um pedal de três horas. Bom, previsão, você sabe...previsão é previsão...Eu olhava para o céu e só pedia "ah, não, não vai chover agora...só mais uma voltinha!" Isso foi o treino todo - e choveu, teve garoa, teve sol, choveu de novo...Mas deu para treinar e, foi bem legal fazer um TT com o Edú_Três_Meios, ele manda bem foi bem divertido seguir o cara.

Domingo, meu corpo não queria levantar da cama e muito menos correr. Eu sentia vontade de dormir mais....Mas, fui eu lá treinar no Campo de Marte: 50 minutos fraco, 40 moderado e 10 forte. Foi hiper/super desconfortável nos primeiros 30 minutos...eu achei que iria parar. Eu estava trotando e até aquela dor lateral de iniciante eu tive! Bom, mas sou teimoso e quando começei a correr de forma mais moderada, melhorou e, quando corri forte, foi melhor ainda. Ou seja, todo domingo está assim: o desconforto é inversamente proporcional ao esforço!

Outra coisa é que passei sábado e domingo comendo muito! Eu estava parecendo um Ogro! Mas não estou engordando. É como se meu corpo precisasse de energia e dormir, dormir, dormir....

4 comentários:

simplifique disse...

É muito interessante ver a diferença entre o seu treino e dos demais, que não tem o Ironguides como técnico.
Inclusive, com um volume muito diferente e acredito que menos desgastante.
Ah, nas ultimas semanas, tenho me sentido cansado e acho que seja dos tiros de natação, que tem me deixado meio quebrado por mais de um dia. Vou fazer um teste trocando pelo palmar em alguns dias e ver como o corpo se comporta.

Vagner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vagner disse...

Xampa, o Ironguides inverte a periodização tal como a gente está acostumado. Ao invés de volume no período de base e intensidade perto das provas, primeiro eles fazem o inverso no caso do triathlon, principalmente os mais longos. Por isso, faço treinos mais curtos e intensos. Esse artigo explica bem o assunto http://www.ativo.com/Esportes/Pages/RedefinindotreinamentodeBasenotriathlon.aspx
Abraço!

simplifique disse...

oap, valeu o link.
no 2o semestre, vou começar no triatlo e talvez de uma consultada no ironguides. vi que na ativo eles tem planilhas para sprint.
vamos ver.
abs.