domingo, 1 de agosto de 2010

Semana de Treino

Não sei onde li isso, mas alguns treinadores indicam que com certa periodicidade, vale a pena a execução de alguns treinos mais fortes - não "treinos fortes" conforme indicam a sua planilha semanal. Trata-se de um treino na qual testa a si mesmo sem uma programação específica para tanto.

Antes do Iron, fiz alguns treinos de 4k assim, em que conseguia fazer menos de 10 minutos para cada 500 e menos de 20 para cada 1.000 metros. A distância era programada, mas a intensidade foi por minha conta. Depois do meu relato, o Vinicius acabou adotando esse treino por algumas semanas - eu queria saber se eu estava realmente melhor ou se era apenas um bom dia de treino.

Isso me deu confiança, porque eu não estava colecionando bons resultados na água nas últimas provas de 2009 (Pirassununga e TB de dezembro).

Hoje, domingo, fiz um treino assim no Riacho Grande. Estavam programadas de três a quatro horas de treino. Comecei as 6:30, mas com pouca disposição - posteriormente, me agreguei a Deise, Tiago e Edú que estavam por lá - percebi que estava bem. Quando o Edú Carvalho chegou, saimos em duas voltas rápidas de 15 km em ritmo de TT para fechar 80 km.

Pedalando com a cadência pesada, noto que eu estou bem mais forte agora do que em março, abril e maio (o que não significa que esteja com a resistência dessa fase pré-Iron).

Esse treino foi importante porque agora sei que posso chegar em Penha e tentar um pedal, no mínimo, como aquele de Caiobá. Como não tenho grande pretensões para prova, seria uma boa meta repetir me aproximar do meu melhor tempo (total de 5:08)

Sinto que esse incremento de potência vem dos treinos que executo no rolo - curtos e de muita qualidade (entre 45 minutos e uma hora no máximo).

Para quem teve uma agenda pesada no primeiro semestre, além do alivio físico, treinos assim ainda servem como descanso mental, com a vantagem de me agregarem condicionamento e potência extra.

Mas vamos a semana de treino.

A semana começou com um treino longo de 3k na piscina. Foram 5 x 600 metros, esses dividido em 2 x 300, 6 x 100 ou 1 x 600 metros. Embora a planilha pedisse um ritmo fácil, acabei fazendo um treino moderado - aliás, tirando a corrida, eu tendo a executar os treinos "um tom acima" do pedido.

Na terça, um treino de 50 minutos, sendo o principal dois TTs de 15 minutos com 10 minutos de intervalo. Apesar de parecer fácil, eu pedalo com força e dificilmente consigo executar os 15 minutos. No décimo, já estou mal. Enfim, treino curto, mas dou o máximo. Desde de que feito em cadência baixa, é o tipo de treino que ajuda muito. Quando vejo como os triatletas sofre nas subidas, penso como esse tipo de exercício poderia ser útil para fortalecer as pernas.

Na quarta-feira, cumpri um treino de corrida: depois do aquecimento, 50 minutos, sendo 4 moderado e 1 fraco. Estava sentindo a musculatura da perna em função do treino no rolo no dia anterior - mas como o ritmo era moderado, consegui cumprir o treino sem problemas.

Quinta-feira, novamente natação: 2k, sendo 50 forte com palmar e 50 fraco com pulbóia. Novamente, um treino forte mas com períodos de recuperação bem ajustados. Sai da piscina muito bem!

Aliás, noto também o seguinte: treinos com palmar deixaram minhas braçadas lentas, mas muito fortes. Ao longo do tempo, atravesso a piscina de um lado a outro com um número de braçadas cada vez menor.

Na verdade, eu nado da mesmíssima forma que pedalo, isto é, com baixa frequência.

Sexta-feira, novamente o rolo: 3 minutos moderado com Big Gear, 1 minutos solto, 1 minutos forte, 1 minutos solto até completar 42 minutos (descontado o tempo de aquecimento). Novamente, treino curto e de qualidade. O tempo de recuperação é ideal para a execução do esforço tal como é pedido na planilha.

Sábado, longo de 1:45, sendo o principal 45 fraco e 45 moderado. Fiz correndo dentro do Campo de Marte e em volta no Anhembi. Dia lindo, corri bem cedo e ainda batendo papo com o Sandro, que estava no final do treino dele.

Domingo...bem, domingo tá lá em cima!




2 comentários:

CANELAFINA disse...

Bela descrição do treino e o que se nota é que tudo esta na planilha em detalhes. Imagino um ciclista de competição, dos bons.
Por aqui treinos não na bike mas, com o tenis no chão, em clima de turismo, vai ver para crer, um abraço , eduardo, Pelotas, RS

Joel dos Santos Leitão disse...

Vagner, o que mais gosto de ler nos seus relatos são as experiências que você resolve fazer, independentemente da planilha. Você faz algo novo e vai sentindo o resultado disso no seu corpo. E assim vai se conhecendo melhor. Essa sensibilidade, essa predisposição em aprender, do tipo 'erro e acerto', são bem legais. Abraços, @JoelMaratonista