segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tour de France 2009

Semana de Treino

Antes do Carnaval, uma semana de treino que começou bem, mas terminou mal....

Na segunda, o Vinícius pediu um treino de esteira moderado, com com um bom ritmo. Nas palavras dele, a respiração tinha que ficar controlada, mas sentindo a musculatura da perna. Como não treinei no domingo (chuva) e meus batimentos estão muito baixos, o resultado foi um início com velocidade moderada de 11 km/hora e um termino a 12 km/hora. As pernas realmente sentiram!

Na terça, a natação foi um treino de 2.400 metros, intervalado. Tranquilo. No spinning, a aula não foi lá essas coisas, mas consegui trabalhar a frequência cardiáca máxima.

Na quarta, um longo progressivo de 2 horas - uma hora fácil, 40 moderado, 10 forte e 10 fácil. Comecei o treino ainda sentido as pernas cansadas em função dos treinos de segunda e terça - entretanto, o treino foi ficando mais fácil conforme aumentava a velocidade! Fiz o treino todo no Campo de Marte, totalmente plano, e consegui ter um desempenho conforme aumentava a dificuldade do treino. Enfim, as coisas ficavam mais fáceis conforme o treino ficava mais díficil (rs)

Na quinta, não consegui ir na Runner a noite e, consequentemente, fazer o treino.

Na sexta-feira, 3.2 km de natação, com 8 blocos de 400 metros. O Vinícius pediu cinco blocos no mesmo ritmo "se possível". Ainda bem que ele falou "se", porque o ritmo que desenvolvi foi mais forte do que deveria - o resultado é que nem sentia mais os braços nos últimos 400 metros, apesar de nadar com velocidade de cruzeiro - mais baixa que a inicial, sem dúvida, mas estava longe de estar me arrastando na piscina. Mas foi nítido a falta de uma percepção adequada de esforço.

No sábado, já com uma gripe incubada, fui treinar na USP. Mas não dormi. Comecei o pedal 5:40, fiz em o treino em ritmo moderado, cadência baixa e fui correr uma hora. Sem problemas, mas já sentia um pouco a garganta.

Mas no sábado a noite, já sabia que não iria treinar no domingo. A gripe veio forte e acordei com o corpo dolorido, depois de ter transpirado muito a noite em função da febre. Fiquei frustado, porque iria testar o aerodrink e a camisa da 2XU. E ainda fez um dia cheio de sol!

Recebi a planinha do Vinícius para o Carnaval, com três longões entre segunda e quarta. Simplesmente perfeito! Aqueles treinos ideais para se fazer na cidade quando ela fica vazia e, com é feriado, um tempo extra para descansar.

O fato é que hoje, segunda, ainda dói até para piscar. Tenho receio que desenvolver qualquer atividade física sob o sol que está fazendo pode me deixar ainda mais debilitado e atrasar minha recuperação.

Espero voltar a fazer alguma coisa leve na quarta ou, mais tardar, na quinta.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Semana Pós-Internacional de Santos

A semana pós-internacional começou, de fato, na quarta-feira. Descansei segunda e terça, porque sei que 
o coach dá um segundo dia como janela para descanso depois das provas - e tive que trabalhar até mais tarde na terça), que foi meio para tirar a nhaca, essa semana me senti muito forte. 

Ao invés do longo, quarta-feira foi dia de um treino moderado de quarenta minutos na esteira. No começo, não me senti bem, um pouco enjoado, mas logo o corpo se adaptou bem e fiz o treino sem problemas.

Na quinta-feira, bike indoor, com big gear moderado de moderado de meia-hora precedido por 30 minutos de giro fácil.
Na verdade, me senti bem e acabei fazendo o treino um tom acima do recomendado, usando um pouco mais de força.

Na sexta-feira, nadei 3 km na Runner. Apesar do Vinícius ter pedido fraco, nadei com consistência e fiz o treino em pouco mais de 1:10! A água estava fria (23 graus), mas excelente para se treinar! Sai da piscina revigorado!

O final de semana, seria uma aposta, pois choveu muito em São Paulo. Arrisquei e 5:30 da manhã já estava em cima da bicicleta para pedalar de forma moderada e correr uma hora em seguida. Fiz até os últimos quinze minutos um pouco mais puxado, para arder a coxa e sair para correr um pouquinho mais cansado. 

Mas que nada! Saio para correr e como se não estivesse feito nada antes! 

E a minha corrida é feita no mesmo tempo das provas (50, 51 minutos). Em função da técnica de passadas bem curtinhas, eu não consigo ir muito mais rápido. Mas, eu nem canso! Pior: faço na corrida no mesmo tempo que faço nos olimpicos! 

No final, não sei se faço nos treinos o que estou fazendo nas provas ou se estou fazendo nas provas o que faço nos treinos...Assunto para o coach!

No sábado a noite, chuva. Nem arrisquei levantar da cama no domingo de madrugada e, quando olhei pela janela, as noves horas da manhã, vi que agi certo: chovia.

Fiquei descansando e fazendo coisas triviais dos domingos - sem culpa (se é que isso é possível....)

Essa semana, volta aos treinos mais puxados. De qualquer forma, estou me sentido ótimo.
 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Internacional de Santos 2009


A minha prova começou com a aquela desgrama da natação: a correnteza estava levando muito e tive que corrigir a natação a todo momento para não ficar muito fora das bóias. Outra questão que me deixou apreensivo e que está sendo discutida em alguns fóruns de discussão é que as distância das bóias era superior a 1.500 metros. Fiz a prova para 33, quando ano passado foi 29.

Fui para a bike na boa e realmente acho que é a melhor parte do olímpico.  Uma das maiores surpresas foi o desempenho do Chico, que me passou voando, a cerca de 40 km/hora. Impressionante e evolução do cara, que já em Pirassununga já tinha mostrado que um pedal muito forte!

Pedalei na relação mais pesada que tenho e com a cara no vento. Só me irritei quando um pelotão me engoliu, mas não passou. De repente, e uma menina gritou “esqueeeerrdáááá”...Pqp! Esquerda onde se não tinha espaço?

Bom, fiquei fulo, furei o pelotão e acelerei. Ai você desmonta o pessoal, porque alguns tentam te seguir, enquanto outros ficam esperando para ver o que acontece. Como a fuga deu certo, quando olhei para trás só os cabeças me acompanhavam. Provavelmente, meu tempo foi 1:10 (contra 1:12 de 2009).

Na transição para a corrida, parecia que eu não tinha pedalado. Minhas pernas estavam soltas. Mas como estou fazendo muitos treinos longos, fiz uma coisa mais cadenciada . Só “acordei” quando o Chico, que teve um desempenho sensacional, mesmo doente a semana toda, me chamou a atenção. Pensei: pôxa, isso aqui não é um Meio-Iron. Ai fui....

Na corrida, só me incomodou, verdadeiramente, o calor, pois tinha tanto fôlego como pernas para correr mais tempo se fosse necessário.

O tempo não foi bom, mesmo ficando todos muito nivelados. Obviamente, embora a prova esse ano tenha sido mais difícil e eu não tenha treinado para ela, gostaria de ter pelo menos obtido um resultado melhor, pois me senti forte na bike e na corrida.  O problema foi que minha velocidade não foi tão alta quanto eu esperava que fosse. 

Mas o que mais apreciei foi o fato de terminar a prova inteiro, mesmo tendo fazendo força o tempo todo, sendo mais agressivo na bike e na natação. 

A sensação é que se tivesse sido um Meio-Iron, eu teria me dado melhor...

Colocação geral:291
Colocação na categoria: 29 
Natação: 32:57
Bike: 1:10:22
Corrida:51:55

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Semana de Treino


Começando pelo fim, neste domingo um treino de quatro horas no Riacho Grande e uma corrida de meia hora em seguida.  Comecei a pedalar bem cedo, ao amanhecer. Hoje, o cansaço mental foi menor que o da semana passada e menos intenso também, já que tentei seguir o recomendava a planilha: treino fácil. O fato de ter gente conhecida treinando, ajuda ( o Edú, que fez essa foto, estava lá - animadissimo com a recepção do Blog Tr3Meios!)
Entretanto, apesar de ter rodado cerca de 100 km em um terreno difícil, achei o volume muito tranquilo e não fiquei com as pernas cansadas - tanto que, ao invés correr para soltar, fiz uma corridinha mais moderada no final.
Outra coisa que me espanta é o baixissimo esforço cardiovascular. Me sinto bem condicionado nesse sentido....
O que pegou, novamente, foi o sol. Sem proteção, judiei da pele...

No sábado, treino de transição. Outra vez, comecei a pedalar ainda de madrugada. Como está quente, é um belo programa, pois a USP está vazia e quando o movimento dos carros começa a apertar e atrapalhar o treino de bike, saio para correr. Cumpri o combinado, fazendo uma corrida de 11 Km em uma hora. 

Na sexta-feira, o longo de natação, 3 km. Minha natação está como o pedal, ou seja, cadência lenta e pesada - no bom sentido. Estou dando menos braçadas, deslizand mais e nadando fácil. Parece que estou de palmar.

Na quinta, o treino de bike indoor. O centro do treino era 30 minutos de força, concentrado. Ao comparar com o treino de sábado, também de bike, me convenci que pedalar forte em bike estática é mais fácil. Você faz mais força, mas o giro não é tão constante - minhas pernas não "queimam" como acontece quando forço na USP.

Na quarta-feira, fiz o longo. Gostei mais desse treino do que da semana passada. Encontrei o pessoal da Runner na rua e o Marcos me acompanhou quase uma hora, puxando um pouco o ritmo. No período final de treino, corri um pouco mais forte dentro do Campo de Marte. Me senti ótimo.

Terça-feira, natação e spinning. A natação foi um treino de velocidade, 75 forte e 25 fraco. Difícil, mas tudo bem. No spinning, fiz a aula visando o reforço cardio.

Segunda, treino de uma hora progressio na esteira, sendo os 20 últimos minutos forte. Fiz, mas correr 20 minutos forte é perigoso em função da facilidade com que se pode quebrar. Como estou entrando em um campo que não conheço tão bem, fiz mas não me matei - embora tenha saido da esteira cansado.