domingo, 14 de novembro de 2010

Treinos para Pirassununga

Depois de Bertioga-Maresias, tive praticamente um mês para me preparar para Pirassununga, prova que será realizada no próximo domingo, dia 21 de novembro.

A estratégia do coach foi investir em treinos curtos e mais intensos, voltados para tonificar a velocidade.

Segunda-feira, um treino de natação. Coisa do tipo 16 x 50 metros sendo 3 fraco e 1 forte; 12 x 50 (2 fraco e 1 forte); 8 x 50 metros (1 fácil/1 forte) e por ai vai. Terça, dois treinos de bike, ambos bem curtos - pela manhã, 2o minutos de aquecimento, depois 10 minutos alternando 1 fácil e 1 forte (cadência alta) e mais 10 da mesma forma, (mas cadência baixa). A noite, o clássico 45 minutos, sendo 15 fraco, 15 moderado e 15 TT.

Quarta-feira é dia de corrida, mas bem curtinho - o principal dura apenas 23 minutos, e tem o mesmo estilo da natação da segunda-feira: 4 minutos forte, 3 x 2 minutos forte, 2 x 3 minutos forte e por ai vai. Quinta, 45 minutos no rolo pela manhã (Big Gear) e natação a noite (50 minutos com palmar e pulbóia).

Sexta-feira, um pouco mais complicado - tiros de 25 metros e, depois, uma série doida de 10 tiros de 200. Sábado, 90 minutos de corrida moderada e, domingo, 3 horas de bike fácil com intervalos de maior intensidade aleatóriamente (15 minutos TT).

Na verdade, somente hoje, depois de 2 meses, sai do rolo aos domingos e fui pedalar na rua. Chuva, frio, preguiça...enfim, quando se pensa como é super mais cômodo pedalar na sala do que ir para a USP ou o Riacho, eu tenho optado por ficar em casa mesmo.

Mas hoje isso não seria possível, pois seria uma temeridade ir para Pirassununga sem ter pedalado na estrada durante tanto tempo.

E lá fui eu para o Riacho bem cedinho...e tava frio, com garoa e muita neblina. Como sou afoito, faço sempre a estupidez de pedalar lá mesmo quando a visibilidade está quase zero - a vontade de acabar o treino o mais rápido possível supera a sensatez.

Porque treinar no Riacho dói. O frio queima e cada subida daquelas, para quem pedala com cadência baixa, é um esforço considerável - com o tempo, você fica um touro, mas a custa de muito força.

Mas foi bom. Pedalei pouco mais de 3 horas, meu corpo respondeu bem depois do desconforto dos primeiros quilômetros e consegui ganhar um pouco mais de confiança para o Long Distance. Mas apenas isso: um pouco de confiança.

A prova lá é muito dura e estou ciente de que, mesmo mais leve por conta da perda de peso desde do inicio dos treinos para a Ultra, não me sinto forte.

Tenho um pedal muito aquém e o preciso treinar bastante para ficar na média das demais pessoas que estarão lá. Ter negligenciado o pedal na rua vai ter lá seu custo...

Meu objetivo, entretanto, é terminar e curtir a prova. Acho que esse ano já posso me dar feliz por ter conseguido fazer tantas coisas....

Se terminar em menos de 5:30 vai ser uma vitória e tanto. Vamos ver....

7 comentários:

Yeda disse...

Lembre-se do principal em todas as provas, Have Fun! Vc já fez muita coisa este ano, está na hora de apenas curtir... Boa sorte em Pirassunga e vou rezar para que não esteja muito quente. Bjos

simplifique disse...

Boa prova !!!!

Antonio C R Colucci disse...

Eu canso só de pensar em ler essa insanidades, ops.... esses treinos.
Vai na fé que Domingo vc vai matar mais um leão.

Abraço e boa prova!
Tô na torcida!

Colucci
@antoniocolucci

Alberto Peixoto disse...

É isso mesmo: Curtir a Prova é a palavra mágica!
E é o que desejo para vc no domingo: Muita curtição!!! Mantenha-se alegre o tempo todo! Não importa o que aconteça ou deixe de acontecer... O resultado vai ser pura consequência de sua felicidade...
Abs
AP

Pablo Bravo disse...

Vagner!!!!

Como diz o ditado: só consegue, quem tenta!!!

Bora baixar das 05:30.

Na torcida, grande abraço

Artur Araujo disse...

Vagner a idéia é essa curtir a prova,eu vou fazer o mesmo.Treinei o suficiente para não sofrer demais,e vc está bem,o fato de não ter feito o pedal na rua,pode ter certeza que é mais psicológico do que real.Conheço vários atletas que só pedalam no rolo ou spinnig e são verdadeiros cavalos.Vamos encontrar os amigos,fazer uma verdadeira festa.É a última do ano importante,o resto é o resto.Até Pira amigão abraço.

Unknown disse...

Grande prova!!! Boa sorte!!

Vai na paz !!!

Pri