segunda-feira, 16 de março de 2009

Semana de Treino

O dado novo da semana é que consegui treinar todos os dias, cumprindo todas as metas da planilha. O cansaço dos treinos de domingo ou algum imprevisto no trabalho dificultavam os treinos na segunda-feria. Mas essa semana foi implacável.

Na segunda, um treino moderado com alguns sprints aleatórios. O Vinícius calibra bem a dosagem, dado o desgaste da rodagem de domingo.

A terça, entretanto, é de longe o dia mais díficil. Na natação, um trabalho intenso com tiros de 50 metros e 2.400 metros bem feitos, embora o cansaço no final do treino seja evidente. Logo após, consegui fazer a aula de spinning com o Danilo, que fez um trabalho muito intenso de resistência e força, sem recuperação. Sai com as pernas completamente acabadas.

Isso não atrapalhou o treino longo de quarta-feira. Fiz uma hora fraco, quarenta minutos moderado (acho que moderado-forte) e 10 minutos forte. Esse treino é sempre intenso, mas tenho a sensação de que consigo com ele resultados mais gratificantes semana a semana. Estou desenvolvendo novamente minha velocidade mesmo com as passadas curtas, correndo de uma forma diferente. Além disso, o incremento da resistência é incrível - mesmo depois de correr 40 minutos dentro de uma boa velocidade, ainda sou capaz de esprintar forte por 10 minutos (isso sem considerar que já corri uma hora anteriormente). Se conseguisse esse desempenho nas corridas do Meio-Iron, teria uma melhora substantiva nos resultados - mas isso é "se"...

Na quinta, um treino de giro forte de bike. Infelizmente, creio que não estou me entendendo com a bike indoor. Eu faço muita força, com se estivesse subindo uma parede no montain bike. Acho que preciso deixar esse treino mais parecido com a dificuldade que encontro com um treino real, ou seja, giro mais intenso com mais peso. Ou não? Enfim, preciso discutir isso com o Vinícius.

Na sexta-feira, um longo de natação. Adoro esse treino e faço com o maior prazer.

Sábado, treino de transição na USP com o Catae. Consegui observar que a minha cadência não atinge 60 rpms com a relação mais pesada, como achava que conseguia - na verdade, ela fica entre 55-60. Discuti com o assunto e vou aliviar um pouco para ficar na faixa dos 60-65 rpms. Mas foi um ótimo treino novamente e na corrida consegui fazer em uma hora uma distância maior que na semana passada - sem dúvida, em função do treino de velocidade de quarta-feira.

Domingo, o longo de 4 horas no Riacho. Não consegui me acertar com o aerodrink novamente. Apesar de ter colocado um suporte, não deu certo. Mas a alimentação foi boa - testei bananas sem açucar e gatorade. Somente na corrida, quando abusei do gatorade, tive um certo desconforto gástrico - aliás, isso me atrapalha mais do que o exercício em si. Ainda me restam outras semanas para testar a alimentação e achar a dose certa das coisas.

Outro dado é que fui na Andréa, minha nutricionista e deu o esperado: perdi cerca de 4 quilos, ou seja, o acumulado de dezembro e parte de janeiro. Estou com 85,9 quilos. A notícias ruim é que grande parte dessa perda de peso foram músculos (pouco mais de dois quilos). No que diz respeito a gordura, perdi muito no abdomêm.

A recomendação agora é me alimentar melhor antes dos treinos para estancar esse perda de massa muscular. Em abril, depois da última prova antes do Iron, vou fazer outra consulta para readequar o cardápio.

Finalmente, para compensar o cancelamento, vou fazer Caiobá. A prova é nesse final de semana. Meio-Iron não é um prova que você "ganha", afinal não é um Ironmaaaaannnnn, como alguns dizem.

Mas é uma prova que você "perde" , porque se acontece se alguma coisa não vai bem, vão dizer: "não conseguiu nem fazer o Meio-Iron!!!!! Pô, como vai se o Iron então?????"

Difícil, hein? ;-)))))

Nenhum comentário: