domingo, 25 de janeiro de 2009

Semana de Treino

Apesar de menos intensos, os treinos dessa semana exigiram mais do lado mental, sobretudo os de sexta-feira e domingo.

Na segunda-feira, o treino de esteira com períodos de 8 minutos moderado com 2 de trote x 4 foi tranquilo, o que não signfica necessariamente "fácil", pois ao final se sente o esforço acumulado. Coloquei 11 km/hora como moderado, que é basicamente a velocidade de cruzeiro que estou fazendo nas provas mais longas.

Na terça, a natação foi bem dosado, com períodos mais moderados com mais intensos, totalizando cerca de 2.000 metros.  Treinos intervalados são mais intensos, mas compensa o fato de não serem monótonos. Na aula de spinning, aula de resistência de força.

Na quarta-feira, eu e a chuva temos um compromisso - ela fica me esperando no portão do prédio e saímos para correr juntos...Já nem ligo mais: olho para o céu  e saio para treinar. Gostei bastante do treino, sobretudo na parte mais "moderada" dos últimos 30 minutos - sinto que meu corpo responde bem mesmo depois de uma hora de atividade. O único ponto negativo é que correndo mais rápido tendo a me soltar e não fazer 90 passadas, ainda que não fiquei longe disso (entre 87/88). Preciso melhorar isso.

Na quinta-feira a aula fiz um Time Trial de 30 minutos em bike estacionária. Me concentrei ao máximo e me imaginei no Coroão. Para variar um pouco o ritmo, simulando subidas, segui a música da aula de spinning, mas o ritmo foi bastante regular, com poucas variações. Como o treino era relativamente curto, foi fácil vencer a monotonia - mas ela estava lá! Fosse no Riacho Grande, esse treino seria fantástico. Na Trisport, o Vinícius sugeriu fazer isso disputando com os amigos. O pessoal adorou, mas a noite não temos como pedalar juntos ou fora da Runner. Bem, mas ao final terminei o treino um pouco ofegante, mas não tenho certeza se poderia ter dado mais. É um ótimo exercício para melhorar a própria percepção do corpo e do esforço que ele é capaz de fazer.

Na sexta-feira, 30 vezes 100 metros. Fazia tempo que não nadava 3.000 metros, mas foi ótimo. Nos primeiros 1.000 metros fiz uma puxada forte, o que deixou meus braços cansados - certamente, um erro de dosagem. Mesmo assim, consegui terminar o treino tranquilo, mesmo com os braços mais pesados.

No sábado, um ótimo treino de bike e corrida, mas com esforços diferentes. O Vinícius pediu moderado, no coroão. Como estávamos em três, (eu, Tiago e Daniel) o ritmo foi excelente e me senti muito forte - dado o número de vezes que o Tiago me chamou de cavalo e pediu para ficar no ritmo,  fiquei feliz (rs). Entretanto, na primeira hora sentí um pouco o esforço e, na segunda, fiquei apenas girando pesado - o que garantiu uma boa velocidade de cruzeiro. Depois, enquanto o Tiago foi remar na raia, o Daniel seguiu comigo na corrida e fiz um ritmo um tanto mais leve que sábado passado. O Daniel, por outro lado, ficou um bagaço e nem ligou para pedalar domingo, como ele pretendia.

No domingo, sem companhia, teria que fazer 4 horas de bike. Quando tentei fazer 3 no Riacho foi um parto, mas o treino da semana passada na Bandeirantes também não foi bom. Entre os dois, optei pelo Riacho, porque na Trisport o Vinícius falava na importância de pedalar no clip e, na Bandeirantes, isso é complicado. Mesmo sabendo que seria dificílimo pedalar 4 horas em um circuíto de 16 kilometros em função da monotonia, acordei (assustado pelo despertador e ainda com sono) e fui para lá.  

Fui o primeiro a chegar, as 6:15 e comecei o pedal 6:30. Estava completamente só, até chegar o pessoal da Find, meia hora depois. Um alô aqui, outro com a Dayse, eles continuaram em ritmo mais rápido, porque iam dar apenas 3 voltas. Eu fiquei para trás. Na primeira hora, passa rapidamente, mas depois a tendência é ficar olhando para o relógio e a partir dai tudo fica mais difícil. 

Outra problema é que estou tão acostumado com o Big Gear que o que seria um treino para fazer facilmente, em certos trechos fica difícil porque eu tendo a não mudar a marcha. E, no Riacho, a volta tem boas sudidas! 

O resultado é que fiquei com a lombar dolorida, bem como uma dor aguda entre o pescoço e o ombro. Fui lidando com isso durante o pedal - a dor da lombar desapareceu, enquanto a da parte de cima melhorou com pequenas massagens.

Apesar de ter pedalado 4 horas, a quilometragem não foi alta - não sei se dei 5 ou 6 voltas. Como a declividade é irregular, não sei se estou bem ou mal em termos de desempenho - mas se eu tivesse que fazer 180 km, como tenho que fazer em Florianópolis em maio, não daria. Talvez eu tenha que aprender a fazer um pedal "fácil" de forma realmente fácil.

Mas terminei esse treino bem. O dia estava bonito, o sol deu as caras logo cedo, mas não fez um dia insolarado o tempo todo. Muitos pelotões e ciclistas, triatletas fazendo treino de transição. Tudo muito colorido. 

Daqueles dias que vale a pena vencer o cansaço e sair para treinar... 


Nenhum comentário: