quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conta a história que uma vez perguntaram para Napoleão Bonaparte por que ele dormia apenas 4 horas por noite e ele respondeu: "Enquanto estou dormindo não posso desfrutar das glórias de ser o Imperador da França."


Enquanto não somos imperadores de alguma coisa, desfrutemos das glórias do esporte, bem cedo pela manhã.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Semana de Treino

Apesar de menos intensos, os treinos dessa semana exigiram mais do lado mental, sobretudo os de sexta-feira e domingo.

Na segunda-feira, o treino de esteira com períodos de 8 minutos moderado com 2 de trote x 4 foi tranquilo, o que não signfica necessariamente "fácil", pois ao final se sente o esforço acumulado. Coloquei 11 km/hora como moderado, que é basicamente a velocidade de cruzeiro que estou fazendo nas provas mais longas.

Na terça, a natação foi bem dosado, com períodos mais moderados com mais intensos, totalizando cerca de 2.000 metros.  Treinos intervalados são mais intensos, mas compensa o fato de não serem monótonos. Na aula de spinning, aula de resistência de força.

Na quarta-feira, eu e a chuva temos um compromisso - ela fica me esperando no portão do prédio e saímos para correr juntos...Já nem ligo mais: olho para o céu  e saio para treinar. Gostei bastante do treino, sobretudo na parte mais "moderada" dos últimos 30 minutos - sinto que meu corpo responde bem mesmo depois de uma hora de atividade. O único ponto negativo é que correndo mais rápido tendo a me soltar e não fazer 90 passadas, ainda que não fiquei longe disso (entre 87/88). Preciso melhorar isso.

Na quinta-feira a aula fiz um Time Trial de 30 minutos em bike estacionária. Me concentrei ao máximo e me imaginei no Coroão. Para variar um pouco o ritmo, simulando subidas, segui a música da aula de spinning, mas o ritmo foi bastante regular, com poucas variações. Como o treino era relativamente curto, foi fácil vencer a monotonia - mas ela estava lá! Fosse no Riacho Grande, esse treino seria fantástico. Na Trisport, o Vinícius sugeriu fazer isso disputando com os amigos. O pessoal adorou, mas a noite não temos como pedalar juntos ou fora da Runner. Bem, mas ao final terminei o treino um pouco ofegante, mas não tenho certeza se poderia ter dado mais. É um ótimo exercício para melhorar a própria percepção do corpo e do esforço que ele é capaz de fazer.

Na sexta-feira, 30 vezes 100 metros. Fazia tempo que não nadava 3.000 metros, mas foi ótimo. Nos primeiros 1.000 metros fiz uma puxada forte, o que deixou meus braços cansados - certamente, um erro de dosagem. Mesmo assim, consegui terminar o treino tranquilo, mesmo com os braços mais pesados.

No sábado, um ótimo treino de bike e corrida, mas com esforços diferentes. O Vinícius pediu moderado, no coroão. Como estávamos em três, (eu, Tiago e Daniel) o ritmo foi excelente e me senti muito forte - dado o número de vezes que o Tiago me chamou de cavalo e pediu para ficar no ritmo,  fiquei feliz (rs). Entretanto, na primeira hora sentí um pouco o esforço e, na segunda, fiquei apenas girando pesado - o que garantiu uma boa velocidade de cruzeiro. Depois, enquanto o Tiago foi remar na raia, o Daniel seguiu comigo na corrida e fiz um ritmo um tanto mais leve que sábado passado. O Daniel, por outro lado, ficou um bagaço e nem ligou para pedalar domingo, como ele pretendia.

No domingo, sem companhia, teria que fazer 4 horas de bike. Quando tentei fazer 3 no Riacho foi um parto, mas o treino da semana passada na Bandeirantes também não foi bom. Entre os dois, optei pelo Riacho, porque na Trisport o Vinícius falava na importância de pedalar no clip e, na Bandeirantes, isso é complicado. Mesmo sabendo que seria dificílimo pedalar 4 horas em um circuíto de 16 kilometros em função da monotonia, acordei (assustado pelo despertador e ainda com sono) e fui para lá.  

Fui o primeiro a chegar, as 6:15 e comecei o pedal 6:30. Estava completamente só, até chegar o pessoal da Find, meia hora depois. Um alô aqui, outro com a Dayse, eles continuaram em ritmo mais rápido, porque iam dar apenas 3 voltas. Eu fiquei para trás. Na primeira hora, passa rapidamente, mas depois a tendência é ficar olhando para o relógio e a partir dai tudo fica mais difícil. 

Outra problema é que estou tão acostumado com o Big Gear que o que seria um treino para fazer facilmente, em certos trechos fica difícil porque eu tendo a não mudar a marcha. E, no Riacho, a volta tem boas sudidas! 

O resultado é que fiquei com a lombar dolorida, bem como uma dor aguda entre o pescoço e o ombro. Fui lidando com isso durante o pedal - a dor da lombar desapareceu, enquanto a da parte de cima melhorou com pequenas massagens.

Apesar de ter pedalado 4 horas, a quilometragem não foi alta - não sei se dei 5 ou 6 voltas. Como a declividade é irregular, não sei se estou bem ou mal em termos de desempenho - mas se eu tivesse que fazer 180 km, como tenho que fazer em Florianópolis em maio, não daria. Talvez eu tenha que aprender a fazer um pedal "fácil" de forma realmente fácil.

Mas terminei esse treino bem. O dia estava bonito, o sol deu as caras logo cedo, mas não fez um dia insolarado o tempo todo. Muitos pelotões e ciclistas, triatletas fazendo treino de transição. Tudo muito colorido. 

Daqueles dias que vale a pena vencer o cansaço e sair para treinar... 


domingo, 18 de janeiro de 2009

Semana de Treino

Mais uma que estou aprendendo - se você acha que começo de temporada é aquela hora de fazer treinos de base, como treinos aeróbios, extensos mas leves, sem muita intensidade.... tenho a impressão que para o Coach não é bem assim...

Bem - pelo menos quero acreditar que essa semana não foi um "treino de base", porque se foi nem quero pensar no que vem por ai....

Começou com um treino forte de esteira na terça, sendo que o período principal eram 3 minutos forte e 1:30 fraco dez vezes. Sai da esteira sentindo o esforço....

Na terça, natação e spinning. A natação, treino de velocidade com 75 metros forte e 25 de descanso. No spinning, coração na boca....

Na quarta-feira, o longo de 1:4o. Sem problemas, não fosse a chuva...digo, tempestade! Vi uma frase bem interessante sobre o assunto - correr na chuva é um evento em que você econtra gente como você - e é verdade...afinal, quem é que sai para correr a noite com um temporar na cabeça?  Encontrei apenas dois corredores na rua. 

Outro detalhe é que correr na chuva é uma transgressão infantil. Toda hora ou achava que minha mãe fosse sair de trás de algum lugar para dizer: "Meniiinooooo sai dessa chuva!!!!!" (rs).

Na quinta, um treino com períodos de cinco minutos fortes de bike indoor e dois minutos. Fiz o treino, mas confesso que não acertei o ponto. Não conseguia terminar com a carga que começava...

Sexta-feira, natação. 2.400 metros divididos em 3 etapas de 800, sendo o último forte - que fiz de forma bem sofrida.

Sábado na USP, um treino mais agradável - 1:45 de bike moderada e 60 minutos de corrida. Apesar de ter dormido muito mal, foi perfeito, sobretudo a corrida, que parece ter me" descansado". 

No domingo, rodagem na Bandeirantes - senti muito o desgaste da semana e não consegui fazer 3:30, mas 3:12, com uma quilometragem baixa - chegui apenas no retorno de Itupeva e voltei.

 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

De volta as treinos

Semana passada, a retomada dos treinos visando o Iron em Maio.

Uma coisa eu já notei: não vai ser fácil. Não tem mais day-off e, apesar da intensidade menor essa semana, os treinos são retomados exatamente de onde paramos, sobretudo no final de semana.

Outra coisa o Vinícius introduziu uma nova programação semanal. Vamos a ela:

Segunda-feira, treino na esteira com variação de aclividade. Cerca de 50 minutos. Achei o treino forte, mas suportável, com período de intensidade e recuperação bem dosados. 

Na terça, natação e spinning. A natação, 20 séries de 100 metros, com palmar e pulbóia. Sem problemas. A aula de spinning, como sempre, muito forte, sempre focado no trabalho cardiovascular.  

Na quarta, longo de uma hora e meia de corrida. Um erro bobo na alimentação fez com que não me sentisse bem. Ao chegar em casa, estava desfalecendo de fome e, sempre que isso acontece, a gente faz bobagem - no meu caso, foi uma pizza de atum quase inteira. Depois, o arrependimento...

Na quinta, trabalho de bike indoor, mais ou menos três horas. Novamente, trabalho de força bem dosado. Sem problemas.

Na sexta-feira, natação. 2.400 de fácil a moderado - sexta será sempre o swin day.

No sábado, uma tortura - levantei as 4:30 para andar de bike no Riacho, mas começou a chover as 5:30. Decidi cancelar o treino e ir para a Runner, fazer 1:30 de bike indoor e mais 40 minutos de corrida, mas na esteira. Além do desgaste mental, uma forte desidratação em função do calor. Mas cumpri o treino e fui tomar Açai...muito bom!

Domingo, como ia treinar sozinho, decidi ir para o Riacho Grande. Comecei o pedal as 6:30 da manhã.  Mas fazer 3 horas de bike, sozinho, traz também um desgaste forte - além disso, senti a coxa, mas normal, apenas esforço.

Mas, nessa semana, pretendo mudar treinar no sábado no Riacho e, domingo, ir para a estrada...Vamos ver.... 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Off-Season Segundo o Coach





"Quanto mais para trás você anda, mais espaço terá para correr e mais longe vai pular"