domingo, 18 de abril de 2010

Semana de Treino - Regenerativo Pós-Caiobá

Depois de Caiobá, a planilha do coach recomendava entre day-off até quarta ou duas atividades de 20 a 40 minutos até quarta-feira. Quinta e sexta, qualquer atividade entre 50 e 90 minutos. No final de semana, 2 horas de longo e no domingo 4 horas - ambos sem intensidade, apenas volume.

Fiquei com a musculatura da coxa um pouco dolorida na segunda-feira e terça-feira, melhorando na quarta. Entretanto, tirei os três dias de descanso mesmo. Afinal, fazer força durante mais de 5 horas não é bolinho - mas a gente tende a achar que é, porque a nossa recuperação é fantástica entre os treinos.

Só que pensei que eu deveria considerar que um pouco de respeito pela prova que eu tinha acabado de fazer era bom, principalmente em se tratando de um Meio-Iron.

E o Vinicius disse que seria um descanso físico e mental antes da pancadaria do Florianópolis.

Então tá...

Aproveitei para tirar algumas coisas na frente no Seade, ficando até mais tarde no trabalho para finalizar alguns textos que eu tinha deixado pendentes.

Então, retomei mesmo na quinta-feira. Fiz uma hora de rolo pela manhã, com um pedal moderado. No começo, me senti desconfortável, mas depois de 15 minutos, senti que o condicionamento que levei para Caiobá ainda estava presente e que meu corpo estava mais descansado. Como o exercício era com grau de dificuldade muito baixo, foi excelente.

Fiquei tão animado que fui correr a noite por cerca de 70 minutos no Campo de Marte. Apenas volume, sem preocupação com ritmo e outras tantas coisas mais. Outro ótimo exercício.

Sexta-feira fui nadar, cerca de 2.500 metros. Só um tantinho de intensidade. Eu estava me sentido tão bem que nadava fácil e poucas braçadas já estava do outro lado da piscina.Ahhhh se fosse assim no mar....

Aproveitei para testar o hummer head espelhado que comprei em Caiobá - afinal, quase ia me esquecendo que a gente nada contra sol no início da natação e meu óculos atual não dá conta do recado.

Sábado, tinha que dar aula na PUC e fui para a rua fazer meu longo de 2 horas sem intensidade as 5:30 da manhã. Ver o sol nascer no Campo de Marte (ou na USP) me faz um bem indescritível. Corri sem intensidade (mas não trotei), apenas deixei embalei um ritmo de passadas e deixei que o corpo ditasse seu próprio fluxo. Foi uma daqueles treinos que deixam saudades.

Domingo, fui para o Riacho Grande pedalar 4 horas também sem intensidade e correr mais 30 minutos para soltar. Testei as polainas que ganhei no Kit de Caiobá. Não sei se é efeito psicológico, mas sabe que eu gostei?

Fiz um ritmo moderado/forte até metade do treino. Mas o treino não era esse. Só que tem aquele bendita mania de no Riacho marcar alguém e sair atrás ou não querer que alguém te alcance.

Encontrei a Deise que estava pedalando, feliz da vida pelos 30 km que correu ontem na preparação para a Maratona de Porta Alegre. Foi ótimo, porque desacelerei e fiz o treino com ela, batendo papo.

Já chegou a planilha e vamos para o volume máximo de treino visando o Iron. Apesar de não estar treinando tanto como ano passado (e já saber antecipadamente que isso não vai acontecer), tenho a sensação de estar melhor que em 2009 - mais forte física e mentalmente.

Depois de três provas ruins, acho que Caiobá fez um bem danado: o bom resultado me deixou mais confiante e tanto a prova como essa semana regenerativa dispararam um gatilho que ativou meu condicionamento em outro patamar.

2 comentários:

simplifique disse...

Pelo o que andei lendo na Triathlete, volume está longe de ser a chave para o sucesso. Aliás, a porta para a quebradeira.
Abs.

Pati Gomes disse...

Darling,

Percebo nesse seu relato que, mais do que o condicionamento físico, você tá preparado mentalmente. Tem conhecimento do seu estágio de treinamento e de que está no caminho certo...
Como você me disse: tá segurado para os "contratempos" da vida...
Agora é ter mais força para este mês, que será pancadaria! E se precisar de companhia, e servir a virtual, estamos juntos!
Grande beijo, Pati.

P.S.: Seja bem vindo à turma do meião!!! hahahahahahahaha!!!! Sabia que ia se render, hahahahahahaha!