domingo, 6 de março de 2011

Treino é Treino, Jogo é jogo...Mas será?

Essa semana de treino foi bem mais difícil que a semana anterior.

Na quarta-feira, quebrei.

Nada diferente em relação a carga de treinamento, ao nível de esforço ou problemas trabalho.

Logo na segunda-feira, não me senti bem fazendo os tiros de 100 metros. Terça, fiz um trabalho de rolo voltado para velocidade a noite. Na quarta-feira, pela manhã, fiz um longuinho de 1:30.

Mas a noite, não consegui ir nadar. Fiquei extenuado, desanimado e culpando a chuva pelo fato de ter que ficar em casa. No outro dia, mal consegui sair para ir ao trabalho.

E, nessa situação, por uma condição psicológica estranha, fico mais propenso a comer porcaria. Parece que a sensação de energia baixa pode ser compensada com comida pesada.

Obviamente, isso não resolve nada. Aliás, só piora...

Claro, cansaço natural ou mesmo alimentação inadequada- minha suspeita é que tenho deixado os carboidratos um pouco de lado.

Mas na quinta-feira, mesmo não me sentindo 100%, fiz o treino no rolo. Um pouco de intensidade e, depois, força.

Terminei o treino totalmente refeito. Fiz uma corrida leve na sexta-feira pela manhã e nadei bem a noite. Domingo, com receio da chuva e com a possibilidade concreta de ficar com a bike sem condições de uso no feriado, preferi fazer as três horas de treino no rolo e arriscar o sprint no domingo.

Deu certo. Quer dizer, médio.

Na natação, me perdi na Billings - me orientei pelas bóias, mas cometi um erro comum entre as pessoas que nadam lá e fui parar no meio da represa. Até me localizar....

O que seria um treino de 15 minutos em 900 metros virou 54 e sei lá quanto metros a mais. Fui para a bike meio cansado do esforço do rolo do dia anterior, mas fiquei perto do tempo da semana passada. Fiz uma boa corrida para os padrões do Riacho, onde há muitas subidas fortes e fechei para 24 minutos. O total, fico devendo...

Tudo no lugar novamente.

Mas quando essas quebras ocorrem, fico pensando como o encaixe de certa rotina de treinos pode ser mais desafiadora que as provas. Para aqueles que fazem o Iron, isso já é um tanto óbvio - o período de treino é um desafio tão grande ou maior que a prova em si.

Quando mais penso no assunto, mais tenho a convicção de que vencer um período de treinos continuo e/ou atividades desafiantes, implica que o jogo tem que ser jogado todo dia, não depois.

"Treino é treino, jogo é jogo" é algo muito propalado no futebol. Normalmente, se refere a certos jogadores fora de série que podem se dar ao luxo treinarem pouco, mas serem decisivos nas partidas marcando gols. Foi criada os jogadores do Brasil quando, antes da Copa de 1958, o técnico Feola barrou alguns jogadores no time principal em função do pouco esforço nos treinos. Dizem que Didi teoria dito a tal frase, que virou senso comum.

Mas, se pode ser verdade no futebol (e eu disse "se"), no triathlon isso não existe...


4 comentários:

Kleber RG disse...

Concordo com você, Vagner.
Sem o treinamento contínuo e adequado fica difícil conseguir bons resultados nas competições, aliás, fica “mais difícil”, pois difícil já é, concorda?
E tenho aprendido, a cada dia, que o esforço realizado nos treinamentos não deve ser de 100%... Deixamos isso para o dia da prova! Pois, “treino é treino e jogo (prova) é jogo (prova)!” hehe

Um abraço,
Kleber RG
www.maratonacorreria.com

Antonio C R Colucci disse...

Boa Bessa!
Deixa essa frase pro Romário... no caso do triatlhon e corridas longas, sem treino é melhor nem sair de casa.

Bons treinos!!!
Abraço
Colucci
@antoniocolucci

ciro violin disse...

O Ironman, pode ser comparado com o futebol apenas no quisito: Esporte aeróbico.... do resto, MAIS NADA.
Que bons exemplos temos no futebol tirando Cafu, R. Carlos (epoca do União S João, Palmeiras e Internacional de M.) e mais meia dúzia de gatos pingados que TREINAM PRA VALER ???

O que vale no futebol é apenas o dinheiro, mulherada, carnaval, e churrasco regado a gostosas, cerveja e pagode.

Com vc bem disse: Para treinar para um Ironman, TODO DIA É DIA DE JOGO.
Se vc não treinar todo dia, dia a pós dia, vai quebrar no dia "D".

Como muitos dizem:
Mais difícil que cruzar a linha de chegada num Ironman..... é estar alinhado para a largada.

Vagner...melhor quebrar agora do que la na frente.... continue quebrando... isso mostra que vc esta treinando.

Deise disse...

gostei do novo "vizú" do blog..bjs