domingo, 28 de março de 2010

Semana de Treino

Nessa semana, a boa nova noticia ficou por conta da natação - na sexta-feira, o que seria um treino de 4 km fraco-moderado virou um exercício moderado-forte e consegui fazer os treino em 1:25, tendo intervalos de 45 segundos a cada 500 metros.

Para se ter uma base, ano passado fazia esses treinos para 1:50.

O que notei é o seguinte: na natação, tô pronto! Estou nadando três vezes por semana com muito palmar e me sentindo bem preparado faltando ainda 2 meses para a largada do Iron.

Significa que vou fazer a natação em 1:15? Não!!! Tirando o caso daqueles que são realmente muito preparados para nadar, no mar você não controla todas as variáveis. O que eu penso é que vou entrar e sair de lá em boas condições. Se repetir o tempo do ano passado, que foi exatamente 1:25, está ótimo!

Mas a semana começou com um day-off na segunda-feira. Por quê?

É engraçado, eu tenho uma mania de sair para correr as 19:00 ou mais cedo. Se chegar as 19:30 em casa, não vou mais....

Na terça, rolo pela manhã, com um "treino de qualidade" que está entre meus preferidos: 15 minutos de aquecimento e 30 minutos, sendo 1 forte e 1 fraco. Você consegue fortalecer as pernas, sem estressar o sistema cardio-respiratório. A noite, 3.200 metros progressivo, com intervalos de 800 metros com palmar ou palmar com pulbóia.

Quarta-feira, achei o treino de rua ótimo também: 8 km de corrida progressiva - primeiro, 1 x 4 km, depois 2 x 2 km e, por fim 4 x 1km forte. A variação de distância e intensidade tira a monotonia dos treinos.

Quinta-feira, um treino de 30 minutos pela manhã, sendo 15 moderado e 15 Time Trial. Fácil, não? 15 minutinhos forte. Pois é....Esses errei na intensidade e esses 15 minutos em ritmo forte me deixaram mal!!! A noite, já recuperado, fui para a piscina, fazendo um treino de 2.200 de natação intervalado com palmar. Estou nadando tanto de palmar que quando acordo sinto falta deles...(rs)

Na sexta-feira, ocorreu o treino de natação que comentei logo no início do post.

Sábado, sai para correr 2:20, também progressivo. E sai bem cedo, porque não vou de carro e não posso me enfiar no carro depois e ligar o ar condicionado para me recuperar, né Yeda??? :-))
Foi tranqüilo e fico bastante feliz por não estar mais sentido aquela sensação horrível de começo de treino, quando o corpo não quer correr...

Domingo, acordei as 4 da matina decidido a ir para o Riacho Grande. Olhei o Céu e cometi dois erros crassos: primeiro, sentei no sofá e, segundo, comecei a pensar.

E a gente não pode pensar. O relógio toca, você se veste e vai embora!

Só que fiquei especulando que chegaria no Riacho para começar a pedalar as 6:00 e terminaria as 11:00. Correria 30 minutos e voltaria pra casa. Com sorte, estaria almoçando as 13:30.

Com o rolo, começaria a pedalar as 5:00 e as 9:00 estaria tudo resolvido. Tomaria uma ducha e teria o domingo de manhã para ver minha sobrinha, ler os jornais e almoçar com meus pais!

E, isso, sem ter que tirar o carro da garagem!!!!

Não tem lógica?

Ai, não deu outra. Montei o rolo e fiz lá minhas 4 horas em Big Gear assistindo televisão e transpirando bicas.

Mas depois de Caiobá, isso muda...

Tem que mudar!!

domingo, 21 de março de 2010

Semana de Treino

Essa semana, tal como a anterior, treinei todos os dias. Portanto, mais de duas semanas descansando por meio dos próprios treinos.

Na segunda-feira, corrida - 40 x 200 metros no Campo de Marte. As corridas mais curtas e mais intensas são uma forma de recuperação depois dos longos de endurance no final da semana. É o tal de "descanso" que mencionei acima. Você pensa que não dá, porque você vai estar cansado e com as pernas fracas. Mas sempre é impressionante como o corpo responde bem.

Na terça, como sempre, fiz rolo na bike, quatro minutos forte e um fraco durante 45 minutos. Outro treino intenso. As pernas respondem bem, mas esse treino dói. A noite, 2.800 metros de natação, sendo 2 x 600 metros solto com pulbóia, 2 x 200 com pulbóia e palmar e 4 x 100 forte sem nada. Tranquilo.

Quarta-feira, voltei a correr no Campo de Marte. Foram 12 km divididos ou 6 x 2 km. Moderado. Também tranquilo e menos desgastante que semana passada.

Quinta-feira, já começa com o tradicional 20 moderados e 20 TT no rolo pela manhã e em Big Gear. Esse treino é bastante desgastante, mas estou dosando um pouco para não capotar no chão da sala no final dos Time Trial. A noite, natação - quatro séries de 6 x 50 forte e 200 solto com pulbóia.

Sexta-feira, natação de novo - um longo de 3.2 km ou 8 x 400 metros, de fácil a moderado. Ninguém na piscina da Runner. Esse é o tipo de treino que você esquece do mundo...

Sábado, como tinha que dar aula na PUC, pulei da cama muito cedo para um longo de 2:15 minutos, progressivo. Sai para correr as 5:30 e, pela primeira vez em semanas, não senti aquele desconforto habitual nos primeiros 20 minutos de treino. Pelo contrário! Estava fácil correr e senti minhas pernas muito soltas.

Domingo, levantei as 4:00, arrumei tudo, coloquei as coisas no carro. Olhe a rua, molhada. Mas achei que fosse uma pancada de madrugada. Sai para o Riacho Grande, dei meia volta no quarteirão e retornei. Estava chovendo ainda!

Antes, teria voltado para a cama. Mas se você tem um rolo...bom, a idéia é usá-lo. Antes que pensamentos tipo "vou tirar só um cochilo" me convencesse a adiar o treino, armei o rolo na sala, liguei a televisão e lá se foram 4 horas de treino em Big Gear.

É um treino duro fisicamente, mas muito pior mentalmente. Mesmo com televisão, tem uma hora que você quer parar de qualquer jeito - mas ai pesa o fato de que, se você para, a dor do arrependimento vai durar o dia inteiro. Então melhor pedalar o que falta para não estragar o domingo.

Simples assim....

domingo, 14 de março de 2010

Semana de Treino

Essa semana consegui treinar todos os dias. O dado interessante foi que o de quarta, basicamente uma corrida moderada de 12 km, acabou comigo. Faço o mesmo volume com ritmo intenso nas segundas e, não é que não dói, mas não mata. Esse que era para ser mais tranquilo...

Comecei a semana com um treino de tiros de 800 e 400 metros no Campo de Marte, em um total de 8 km. Já me convenci que não adianta tentar atingir uma grande velocidade, então nem sofro mais quando olho o pace desse treino. Eu vou lá e faço, tentando dar passadas curtas e rápidas.

Na terça, começa o dia com um treino no rolo, também intenso: 3 x 15 minutos com 5 de descanso. Estou conseguindo fazer sem me matar tanto, porque a tendência é você errar na dosagem, começando bem e terminando mal. Serve bastante para melhorar a percepção do esforço (entre outras coisas). A noite, fui nadar 2 km, mas o treino mesmo consiste em 1.500 metros, divididos em 60 x 25 metros, sendo 3 x 25 forte e 1 fraco.

Bem, quarta-feira era dia de 12 x 1 km, moderado. Depois de 2 dias de treinos intensos, uma pegada mais leve certamente iria me fazer bem. Mas não foi nada disso.

Quando acordei na quinta, depois do treino dito moderado, estava bem cansado e tinha que subir na bike para fazer 20 minutos moderado e 20 forte (Big Gear). Pensei que não fosse aguentar, mas deu para cumprir a planilha. A noite fiz uma natação bem curta, só 1.500 metros, sendo apenas 300 metros forte.

Sexta-feira, voltei para a piscina a noite e um volume maior - 3 mil metros, moderado.

Sábado, como gosto, 5 horas estava pedalando na USP para fazer 4:30 de bike, sendo a última hora na cadência mais pesada. Coloquei um pequeno computador na bike para observar minha cadência e fiquei bastante satisfeito por alcançar a 70 rpm como média. Mas uma bermuda mal colocada me assou e gerou uma espinha na perna. Terminei o treino em um desconforto daqueles - quando você roda duas horas, esse tipo de coisa não incomoda, mas estamos falando de 12o km...chiiiii.

Aliás eu sempre comento isso para quem vai fazer o Iron - um detalhe, como o óculos sem ajuste, uma bermuda mal colocada, uma caramãnhola chata, etc etc etc...quando você vai pedalar 180 km deixa de ser um detalhe e vira motivo de stress que pode prejudicar sua prova de um jeito que você não imagina.

Terminei a semana correndo 2:15. Fui no Campo de Marte, mas estava fechado por conta da Fórmula Indy. O jeito foi correr nas ruas de Santana - o que, certamente, prejudicou muito a qualidade do treino, que foi dividido em fraco, moderado e forte.


domingo, 7 de março de 2010

Semana de Treino Pós-Internacional de Santos


Naturalmente, essa semana seria de treinos regenerativos em função da prova de domingo.

Mas as seqüelas decorrentes do tombo mudaram os planos. Foi uma semana com poucas atividades e de forma um pouco irregular.

Foi espantosa a velocidade de recuperação das escoriações da pele. Em apenas cinco dias as marcas sumiram e na sexta-feira fiz um treino de natação: 8 x 50 metros forte e 2 km forte/moderado com palmar e pulbóia.

Antes disso, treinei apenas na quarta-feira, fazendo 50 minutos de rolo leve. Por quê não corri ou pedalei mais?

Simples: dores musculares. O coach comentou que isso seria natural, pois no momento da queda seu corpo enrigesse a musculatura para proteger os órgãos internos. Esse processo é tão violento que fiquei sentido dores nas pernas a ponto de não conseguir levantar o joelho.

Como levei a bike para o Marcola, não me animei em ir na USP sábado pela manhã sem a Fuji. Resolvi fazer um pedal mais pesado no rolo durante três horas dentro do apartamento. E, por sorte, pois choveu muito em SP e teria sido um treino perdido ter ido até lá.

No domingo, a Yeda me convidou para correr e Meia-Maratona de SP (foto). Como estava disposto a fazer um longo, aproveitei a companhia para treinar. Fizemos uma corrida leve, pois ela já tinha corrido 24 km no dia anterior e eu não tinha experimentado correr depois de domingo.

A partir de amanhã, as coisas voltam ao normal. Ainda restam algumas escoriações mais profundas na canela e no pé, mas nada que vai me impedir de treinar.