segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Semana de Treino

Com a volta do pedal domingo, uma semana com uma quilometragem bem maior que as semanas anteriores. O ponto negativo ficou por conta da impossibilidade do longão de quinta, dada a tempestade em São Paulo.

Na segunda, o treino de natação da segunda-feira foi relativamente curto, menos de um hora - mas com 2,4 km progressivos divididos em percurso de 200 metros. Nada complicado. A bike, por sua vez, 1:10, sendo 40 minutos intercambiando períodos de 5 minutos fortes e fracos - os períodos mais intensos são de matar.

Na terça, uma hora de esteira, com progressivo a cada 15 minutos. Por conta da falta de esteiras da Runner, tive que dar algumas paradas no treino para mudar de equipamento e, no período forte, fiz 11 ao invés de 15 minutos. De qualquer forma, treino puxado, com ênfase nas passadas e na velocidade.

Quarta, day-off.

Quinta-feira, dia longo. Mas impossível, a chuva foi impressionante e alagou algumas ruas aqui em volta.

Sexta-feira, treino de spinning com Danilo. Gosto desses treinos que exigem muito do sistema cardiovascular. Complementei com 40 minutos de natação, intervalando 10 minutos fáceis e moderados, que seriam relativamente fáceis, não fosse o esforço que fiz anteriormente na aula de bike.

Sábado, ótimo treino de 2 horas de bike. Na primeira hora, pedalei fácil com o Edú e o Daniel, depois, na hora seguinte, fui em ritmo mais moderado - como o Daniel estava junto, excelente para manter o ritmo. Na corrida de uma hora, não consegui manter 96 passadas...não sei o que acontecia, mas não estava legal - mas nos últimos 10 minutos, consegui correr forte, com mais de 90 passadas por minuto. Foi um ótimo treino.

Domingo, giro de 3 horas na estrada (Bandeirantes) com o Tiago. Deveria ter pedalado mais meia hora e puxado uma hora em esforço mais moderado, mas foi bom voltar a pedalar esse volume depois de mais de dois meses sem ir para lá.

Em resumo, 10:15 de treino e 144 km de rodagem.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Semana de Treino

Essa semana foi tranquila, mas treinei pouco. Apenas segunda, quinta e sábado...

Segunda, eu tava cansado, mas fiz o treino. Na terça, eu não estava legal e emendei com o Day-off de quarta. Aproveitei para repor as energias...

O longão de quinta foi punk, porque a temperatura caiu dos 29 de manhã para os 13 graus a noite. Corri na garoa, muito chato. Embora tenha me deixado um pouco cansado no dia seguinte, fiz o longo de de duas horas.

Sexta-feira comi algo que não me fez bem e fiquei em casa. Ia fazer aula de spinning e nadar com o pessoal, só que fiquei enjoado...

Sabadão, cara, chuva. Fui para a Runner e fiz duas horas de bike indoor e a corrida na esteira. Na esteira foi muito legal, você pediu 90, mas eu fiz 93 e, ao invés de 20 minutos em 96, fiz 100 passadas por minuto.

Agora o difícil é correr com menos de 93 passadas! ;-))))

Mas foi muito natural. A primeira meia-hora foi puro descanso...Aqueles vinte mais puxados já exigiu um pouquinho.

Domingo, chuva! Tô super preocupado porque não consigo fazer os treinos de volume no final de
semana - tirando o simulado de domingo passado, faz tempo que não treino domingo (e, só para lembrar, estava choveu pacas no simulado!)

É um saco, porque até na neve dá para pedalar, mas na chuva....

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Simulado do Meio-Iron

Tem certas coisas que você faz na vida que....bem, se você é capaz de fazer aquilo, você faz qualquer coisa....

Domingo, meu primeiro simulado no Riacho-Grande. Distância, 1.500 metros de natação ,80 de bike e 15 de corrida (mas que, a pedido do Vinícius, foram 10).

Depois de ter feito 20 Km em duas horas na USP no sábado, levantei as cinco da madrugada no domingo para ir para a Billings.

Se pudesse resumir o clima, diria: frio, chuva E VENTO!

Algumas pessoas bacanas esperando conversando, puxando o assunto, muitos iniciantes...enfim, até estranhei, porque tem nêgo do Triathlon que é um nojo de arrogância. E não são poucos....

Mas por um triz eu não desisti! Mas, é aquela história...too cold, too isso, aquilo (é, por incrível que pareça, essa lavagem cerebral...ops...digo, motivacional....realmente dá certo ).

Falei com o Júlio sobre a conveniência de se nadar ou não. Ele é organizador do simulado e super gente boa! Ele nem pestaneou! Mas é claro!!!!! Vai lá e nada!

Bom, depois dessa...

Pulei na água as 7:30. Nadei 1.500 e fiz 31 minutos. Nada brilhante, mas um pouco melhor que a USP e adorei nadar na represa!

Sai a água, coloquei o manguito e lembrei o Chico tentanto colocar as luvas com a mão molhada! Realmente, não entra!!!! Sequei o braço e coloquei. E funciona! Não senti frio nenhum nos braços e minha roupa, mesmo encharcada, me isolava do vento!

O Vinícius pediu para fazer o simulado em ritmo de treino. Pensei, mas que ritmo de treino especifamente? Esqueci de perguntar!

Bom, sabe como é, né? Fiz FORTE! Coroão e 80 km batendo contra a chuva - como doía aqueles pingos te acertando o rosto! E, mais, a altimetria é muuuuiiitoooo ingrata! E o vento estava de frente justamente quando a gente fazia a volta, que só tem subida!

Quando comecei, achei que estava colocando o treino em risco, pois talvez não agüentasse o ritmo. Já estava preparando o discurso para o Vinícius, dizendo que tinha feito bobagem. Afinal, treino não é competição...

Só que fiz os primeiros 48 Km exatamente no mesmo ritmo, caindo um pouco no quarta volta e um pouco mais na última. Não senti absolutamente nada nas pernas!!! Fiz uma média de 29 km/hora, pedalando forte forte forte - obviamente, me lembrando da prova de bike do Havai, um dia antes!!! (rs)

Apesar de não ter chegado nem a 30 km/hora, achei 29 de média bom, pois naquelas subidas, com vento e chuva! Putz, terminei a bike e 2:28!

Ai fui correr e, cara, MINHAS PERNAS ESTAVAM SOLTAS! A sensação fantástica! E com passadas curtas, entre 94 e 96 por minuto o tempo todo, fiz em menos de 49 minutos (só dei uma acelerada, com a passada um poquinho mais aberta, no sprint final)! Considerando que o terreno tinha subidas e descidas longas, foi bem legal!

Bom, fiquei feliz também porque terminei o simulado quando começava a fraquejar! O Vinícius parece ter pressentido isso quando me pediu para correr 10 km e não os 15 previstos

Terminei o treino inteiro, e me senti ótimo no restante do dia!

Mas, teve um ponto negativo, porque eu não consegui cumprir o planejado em relação a alimentação!

Quando terminei a natação, tomei um gel. Na bike, o Vinicius queria que eu levasse quatro caramanholas, mas levei duas, porque não tinha onde colocara as garrafas (é, desculpa esfarrapada, eu sei, eu sei...mas preciso ver isso) e tinha pontos de hidratação no caminho. Pensei, qualquer coisa eu paro e reabasteço...

Mas tomei apenas 600 ml de água com Glicodry na bike (duas porções, o que equivale a 237 Kcal) e nem usei a outra garrafinha com água que estava no quadro! Juro para você que fiquei satisfeito apenas com uma garrafinha, mas sei que em Pirassununga não vai ser assim e que o negócio é punk...

Na corrida, tomei gatorade antes de começar, um gel e outro copinho de gatorade.

Enfim, agora os treinamentos vão estar focados em volume. Espero manter o desempenho da bike, correndo forte, mas me sentido descansado, e conseguir me preservar para a corrida em Pirassunga.


domingo, 5 de outubro de 2008

Semana de Treino

Boa semana de treino, em que vale destacar o treino de sábado, na USP

Na segunda-feira, a natação foi tentativa de homicídio (rs).  Fiz o treino todo mas no final eu nadava só de teimosia!  Nadar  8 vezes 3 tiros de 100 metros com apenas 10 segundos de intervalo é punk! Na bike, o Vinícius pediu para nadar até sair com a perna bamba...bom, eu não tô me gabando não, mas estão para inventar uma bike para me deixar assim! (rs) . Eu deixei a carga muuuitoooo pesada, mas não acontece nada! Eu vou pedalando, pedalando, pedalando....Claro, muito diferente são os treinos tipo contra-relógio, que jogam minha frequência lá em cima! No fundo, isso aponta que o chassi tá melhor que o motor!

Na terça-feira, treinei apenas 40 minutos, pois tive que sair da esteira para dar lugar a outra pessoa. Fiz 93 passadas em velocidade moderada (11,5 km/hora).

Na quarta-feira, day-off.

Na quinta-feira, o longão. Muito fácil, em média 93 passadas no fácil e 92 no moderado. Tentei abrir um pouquinho a passada no moderado sem perder a frequência acima de 90. Não teve tanto ganho como pensei em termos de velocidade...Mas foi menos estressante que semana passada.

Na sexta-feira, eu senti o acúmulo de ácido láctico nas pernas e estava cansado. Mas, logo no começo do spinning, o cansaço foi embora. Depois, nadei os 3 km com pulbóia e palmar, sendo que só senti um pouco e fiquei fora do tempo apenas nos últimos 400 metros.

No sábado, fui cedissimo para a USP. Na bike, coroão o tempo todo e fiz 1 hora fácil e 40 moderado. Tranquilo. A corrida, conforme o mestre pediu, 90 passadas vinte minutos e 96 durante mais vinte. Sobre esse treino, algumas coisas: a) nem precisava dos 10 minutos finais fácil, porque correr assim não demanda esforço - é um "passeio"!!!; b) Mas é um "passeio" que me agradou mais porque, diferentemente de quinta-feira, o pace na USP é sempre mais baixo e consigo atingir uma velocidade bem superior se comparada com o longo de quinta! Talvez seja o fato de eu marcar alguém e correr atrás - o outro ajuda no ritmo e me concentro nas passadas ; c) Eu não sinto mais dores musculares e a mecânica para correr com 96 passadas tá assimilada, embora eu não esperava que isso acontecesse tão rápido (certamente, em função dos treinos de esteira...)

Novamente, chuva no domingo e dia de eleição. Day-off involuntário....