domingo, 30 de março de 2008

Treino no Riacho Grande


O que seria um treino de três horas de bike na posição de contra-relógio, acabou virando apenas duas voltas (32 Km) no Riacho Grande, embaixo de chuva e um pneu furado.

Chegamos no Riacho as 7:30. Muita gente para fazer simulado de triathlon. E também aquela chuva fraca que ia e vinha....

E chuva meia-boca é aquela coisa: não forte a ponto de te impedir de treinar, mas também nem tampouco muito fraca a ponto de não molhar.

Mas, como diz o Vinícius tirando uma: "Com uma chuvinha leve da pra correr, afinal somos ironmans!"

Além da chuva ser fraca, e eu estava com o Thiago, que é um otimista inveterado e ficava dizendo que a chuva "ia passar, daqui a pouco passa...".

E, de fato, passou: as quatro da tarde....

Bom, corrida nas próximas duas semanas e um tempo da bike, que vai para a revisão....

Blogged with the Flock Browser

sábado, 29 de março de 2008

Momento Coach


“Existe estar RÁPIDO e estar BOM”, nosso objetivo é o segundo adjetivo, te colocar em forma, e não veloz, GRANDE diferença, para isso estamos moldando pequenos detalhes aos poucos, a resistência na bike, volume na natação, jutando as peças para que você fique bom, já se quiser ficar rápido é só treinar muita intensidade (ou com volume para os longos), e descansar muito antes da prova, mas é um processo que não dura, e que devemos fazer somente uma ou duas vezes por ano, pois perdemos forma física no mês seguinte."

Vinícius Santana

Treino


Hoje, um longo de 1:45 em terreno ondulado mas que, na verdade, durou 2:10 por conta de uma guarita fechada no Campo de Marte.

Comecei as 6:45. O tempo ajudou bastante, mas é inegável a dificuldade em correr depois de uma semana de treinamento e, sobretudo, da aula de spinning na sexta-feira. Essa dificuldade é sobretudo muscular, já que não há esforço cardio forte. Não é possível grande quilometragem.

Outra questão é a falta de pontos de hidratação no caminho. Na última parte do treino, esse ponto chega é importante. Não há lugar para beber água no Campo de Marte nem pontos de apoio de assessorias, como na USP.

Mas é inegável que é um privilégio ter um lugar tão pouco explorado como esse perto do prédio, como mostra a foto tirada da varanda do apartamento.
Blogged with the Flock Browser

sexta-feira, 28 de março de 2008

Treino


Uma hora de spinning e uma hora e meia de natação....

O spinning na runner tem uma grande variação de aulas, professores ótimos e a motivação é dez! Hoje, Fartlek com o Danilo: resistência de força e anaeróbico curta duração.

Depois fomos no Marksbouger. O Danilo é o rapaz da foto, fazendo um "lanchinho"...

A gente, por outro lado, sai de lá sem força para mastigar...

A natação totalizou 2.500 metros, com variação de intensidade a cada 500 metros. Treinos longos na piscina costumam ser tranquilos frente a corrida e bike, mesmo em treinos mais puxados (embora nas provas é exatamente o inverso).

Foram mil metros com palmar, mas ainda assim a sensação foi de baixo esforço cardiovascular a moderado, com ganho de volume. É um dos meus treinos preferidos.
Blogged with the Flock Browser

quinta-feira, 27 de março de 2008

Treino


Depois de dois dias em Brasília, volta aos treinos.

Musculação: exercícios funcionais e perna...bem, perna nunca vai ser um treino agradável, mas é mais que reconhecido que musculação evita lesões (ainda que eu sempre saia do treino tão estropiado que tenho a impressão de quê levantar peso é que lesiona mesmo!!!).

Ainda bem que o personal portátil ai do lado entende o que está fazendo....

A corrida, cerca de 50 minutos, com aquecimento de 10, ritmo moderado com muitas passadas em 30 e mais 10 de trote. Na parte central do treino, a esteira a 11 Km/hora me parece um ponto de equilíbrio - parece que posso correr indefinidamente nesse ritmo, sem cansaço muscular nem esforço significativo do ponto de vista cardiovascular...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Treino

Hoje, mil e seiscentos metros de natação e uma hora de bike.

Treino moderado, principalmente na piscina, em que a parte principal do treino eram sprints de 15 metros e 35 solto para cada, 1´30. Fazia em esse percurso em 55 segundos e descansava na borda 30. Treino relativamente curto, com cerca de uma hora.

Na bike, meia hora fácil, meia hora moderada. A primeira parte, no problem. Mas a segunda, em que pese o ritmo pouco intenso do ponto de vista aeróbio, você sente o trabalho da musculatura em ação, dada a cadência relativamente baixa com um pouco mais de carga. Contudo, não se trata de um treinamento exaustivo.

Depois de uma semana com o que o Vinícius chama de inércia de treino - quando se sente desmotivado, fisica e mentalmente, em função de esforço contínuo durante meses de treinamento -  os exercícios são focados na qualidade e na retomada cuidadosa do ritmo pré meia-maratona internacional de São Paulo.

A sensação pós-treino é excelente, ainda que o treino seja um pouco mais que um simples descanso ativo.

Blogged with the Flock Browser

Eu e o Coach...

‘Há muito tempo atrás, em uma galáxia distante....


Triatletas que Moram Sozinhos


Bom, eu pedalo na estrada e, dia desses, pensei que tinha perdido as sapatilhas...devia ter esquecido no estacionamento do Rancho da Pamonha...

Passei a noite fazendo as contas de quanto me custaria comprar outras...

Ai, vou trabalhar e volto. Abro a porta e lá estão elas....

Onde?

Em cima da geladeira!!!!!

Pior que isso, só se elas estivessem lá dentro!!!!

Blogged with the Flock Browser

sábado, 22 de março de 2008

Vulcani Sprint

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

Ironman Hawaii

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

Edú e Gigi


Blogged with the Flock Browser

Damião


Em 1977, o famoso Thomas Mazzoni era um Centro Educacional na Vila Maria com um quadro de professores de Educação Física fantástico. Em uma época em que ainda não existiam redes de academia, a cultura desportiva não era voltada apenas para a construção de uma imagem, mas também para a formação de um caráter.

O professor Damião Pastana é dessa estirpe de gente que forma uma geração.  A conferir sua comunidade no Orkut.

Chamava todo mundo de Ô Fiô e tinha uma belina, que já em 1977, era um carro, digamos...."sofrido"?

A gente ficava na arquibancada do clube e, quando aparecia um carro na entrada, lá longe, farol ligado, uns trinta garotos se levantavam como se tivessem assistindo um jogo e o fosse sair um gol....grande expectativa, todo mundo já colocando os chinelos, pegando as coisas para correr para a piscina.

Mas, é ele? Aí alguém notava que o farol estava muito forte ou o carro muito rápido....esquece! Normalmente, era um fuscão.

A gente se sentia como o cara que tá no estádio e o time dele perde o penalti - põe a mão na cabeça, olha para o céu, fala um palavrão e senta de novo! "Pô, cadê o Damião!!!"

Algumas vezes, queimava uma lanterna na frente e ele não trocava, ficando apenas uma acesa. E aí só tinha duas possibilidades - ou a belina ou uma moto!

Só ai me dei conta - Meu Deus, como tem moto no mundo!!!!
Blogged with the Flock Browser

História do Damião

Quando o Zatopec estava voltando de trem para casa com o troféu, que ele tinha acabado de conquistar numa corrida, numa das mãos e um ladrão passou a mão no caneco dele e saiu correndo. Então o Zatopec saiu atras dele correndo e não alcançou o carinha. Dai ele disse: Se ele correu mais que eu, então ele merece ficar mais com o troféu do que eu... Justo, não é?
Blogged with the Flock Browser

Dia de trabalho duro na Clip Bike Shop

Denys liderando o pelotão

Frase


A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre."

Lance Armstrong
Blogged with the Flock Browser

sexta-feira, 21 de março de 2008

Mortal nas subidas e decisivo no contra-relógio

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

Impagável o desespero dos narradores....

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

Frase

“There’s magic in fighting battles beyond endurance. There’s magic in fighting for a dream that nobody sees but you.”

Morgan Freeman-Million Dollar Baby
Blogged with the Flock Browser

Treino fácil, mas difícil.....

Quando seu coach indica "corra fácil", você logo acredita que, pelo menos naquele dia, você vai dar ter um relax em relação aqueles treinos de intensidade na rua, na estrada ou na piscina.
Hoje, por exemplo, um treino "duas horas em ritmo fácil" para dar bagagem para as pernas sem carga aeróbica.

Bico?

Dia lindo, temperatura agradável, gente correndo por todas as partes, treino maneiro...enfim, o dua prometia!

Comecei correndo sem forçar....e se pudesse dividir o treino em uma escala, segundo as sensações mentais e fisicas de esforço, diria: extremamente fácil, muito fácil, meio fácil, fácil, será que falta muito? acho que estou com uma bolha no pé, será que falta muito? tá me dando sede, será que vou olhar o relógio? acho que a bolha estourou! que dor é essa? será que eu já tinha visto essa morena passar? (essa etapa é facultativa), volto daqui? Será que falta muito? (olhando o relógio) putz, tudo isso? vou parar, não vou parar, será que eu trouxe dinheiro? será que eu posso computar no tempo do treino o momento em que entrei no elevador para descer? E o tempo da corridinha para chegar no elevador, subir, abrir a porta e me jogar lá dentro?

Enfim, depois de duas horas, esticado no chão da sala, pensei "se você acredita que correr em "ritmo fácil" é bico, acho bom você esperar o fim do treino!"







Blogged with the Flock Browser