domingo, 27 de julho de 2008

Cervelo

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

Momento Coach e a técnica de corrida

Uma dos desafios nesse momento é reaprender a correr utilizando passadas curtas. Não é simples, não é fácil, em função do condicionamento já existente. Mas vou progredindo. Segundo o Vinícius, as vantagens desse método são evidentes....


"Sobre a diferença de velocidade e técnicas de passadas, você ainda está bem no meio da curva de aprendizagem, fiquei muito satisfeito de ler que fez 90, 93 e 100 passadas no treino da esteira, o objetivo é fazer com que 90 passadas fique "natural" e então você vai ter sua velocidade de volta, mas com maior eficiência (vai demorar mais para quebrar), e com uma biomecânica melhor, você vai agüentar mais treino sem ter lesões.As pernas travadas após o treino de esteira reflete que você está recrutando suas fibras de uma forma nova e diferente, aos poucos isso vira normal, vai parar de doer e você vai correr mais solto"

Semana de Treino

Na segunda, um contra-relógio de 1.5 Km na natação. Bom, já comecei a semana mal, porque fui nadar e fiquei do lado da borda da piscina, onde tem a parede. Com um sujeito do meu lado. Além do aperto, toda hora braço rente, a água estava agitada demais. Nadei o tempo todo brigando, mas brigando com a água - não conseguia deslizar e força, força, força o tempo todo. Resultado - 39 minutos, quando eu já consegui fazer 32 na mesma piscina. E, sinceramente, não me parece que foi o cansaço, não. Era falta de eficiência mesmo! A água parecia um mistura da USP (muito denso) com Santos (muito agitado). Não é desculpa, mas não era para ser tão ruim. O treino de bike foi ok, na boa.

Na terça, eu esqueci de ter perguntar ao Vinícius se o treino na esteira era passada aberta ou fechada na parte forte (4 x 5 minutos era no pau). Bom, pelo sim, pelo não, fiz passada curta. Aproveitei para contar direitinho - no aquecimento, 90 passadas por minuto (20 minutos), na parte moderada, 93 (2 x 10 moderado) e, na parte final, eram 100 passadas por minuto. Mas acontece o seguinte: com a passada normal, eu faço 15 km/hora, com a curta, 13 km/hora. Só que é terrivelmente mais difícil fazer a 13 com passada rápida do que 15 km/hora com a normal. Foi realmente difícil....

Na quarta, eu estava cansado...mas fiquei em casa porque era day-off.

Entretanto, o treino de terça só senti mesmo no quinta, dia do longão! Ainda bem que era um treino voltado para a técnica, porque a musculatura da perna estava muito rígida e eu não me sentia bem. Me esforcei o tempo todo para manter 90 passadas por minuto e acho que consegui, mas estava frio, garoando de vez em quando, eu não pegava ritmo, não tinha eficiência e a perna estava rígida por conta do treino de terça. De novo, força o tempo todo...Foi daqueles treinos em que você tem que pensar que está competindo, porque a vontade parar é grande...Mas cumpri o tempo de treino, exatamente 1:45 minutos.

Na sexta-feira, aquela vontade de não treinar, de ficar em casa por conta do desgaste da semana. Mas fui (mesmo sabendo que a piscina da runner estaria fechada). Fiz a aula de spinning aeróbico com variações e, depois, fui para a esteira correr mais 50 minutos, muito na boa, só visando volume e técnica de passadas.

Fiz essa corrida porque eu pensei em tirar o sábado para arrumar umas coisa, tal como cortar o cabelo, pegar a bike na oficina etc e, sobretudo, descansar. No fundo, é como se eu misturasse o treino de sexta-feira e sábado um pouquinho, aproveitando o fato de não ter nadado.

Domingo foi um bom pedal com o Tiago: 3 horas na bandeirantes. Apesar do frio, o sol saiu e havia pouco movimento na estrada - além de mais segura, pouca poluição.

Uma semana parecida com a anterior: 88,7 km de rodagem total e 9:07 de treino

Blogged with the Flock Browser

domingo, 20 de julho de 2008

Semana de Treino

Essa semana teve começou mal, mas terminou bem com o desempenho de sábado...mas vamos por partes.

No treino de segunda, a natação foi puxada, mas estou conseguindo nadar bem - quando passa aquela sensação do braço fraco, confesso que não tenho dificuldade para treinar, mesmo nos sprints de 50 metros. Na bike, por outro lado, dei uma bobeada e na fui fazer spinning. Era uma aeróbica, bem a calhar para regenerar - mas acho que puxei um pouco demais, porque na terça eu senti.

Na terça, corri fácil 50 minutos. Passada curta. Mas não me senti bem. Parecia que eu estava no fim de uma meia-maratona...lento, mas em função do cansaço.

 Na quarta, agredeci muito o day-off e me alimentei bem com macarrão a noite.

 Na quinta, já estava bem e fui fazer um treino muito confuso para mim, dada a dificuldade de me adaptar a 90 passadas por minuto. Não estou conseguindo mudar o ritmo, de fácil para moderado, porque sempre  estou com a impressão de que estou no moderado.

 Sexta-feira o spinning foi pu-xa-dís-simo...glicóse meia duração. Coração na boca o tempo todo e muita força no pedal, com sprints de trinta segundos...sem descanço. Na natação, por outro lado, aqueci legal e nadei bem - meu braço saiu de lá inchado, mas não foi difícil....

No sábado, foi muito legal. Fui pedalar na USP bem cedinho. Aqueci 30 minutos na bike e só doeu muito por causa do frio demais. Mas fácil. Quando eu fui para o moderado, pedalando no coroão, senti que estava fazendo força, mas logo entrei em velocidade de cruzeiro e pedalei fácil o restante do tempo. A novidade é que eu, até então, nunca tinha encontrado uma velocidade de cruzeiro - era sempre irregular, com partes fortes ou mais fracas. Desta vez, eu fazia força, mas sentia que estava mais regular - não estava voando, mas dava para perceber um média de quase 30 KM/hora.
Na corrida, demorei 5 minutos para fazer a transição e, no começo, senti as pernas pesadas. Mas era para correr os primeiros 10 minutos fácil e passadas curtas. Então tudo bem...Nos 30 minutos seguintes, moderado, eu continuava com 90 passadas, tranquilo. No período forte, sem abrir mão da passada curta (parecia que eu estava com uma corrente curta ligando uma perna na outra), eu sentia que minha velocidade foi beeeem legal...se aproximando um pouco do me pace médio com a passada aberta. Nesse sentido, foi bem eficiente.

Resumo: 8:50 de treino. 83,1 Km entre natação,  bike e corrida
Blogged with the Flock Browser

Tahoe Rim Trail Endurance Runs Theme Song

Embedded Video

Blogged with the Flock Browser

LiveRUN

Toda manhã na África, uma gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o mais rápido leão ou será morta. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a gazela mais lenta ou ele morrerá de fome. Não interessa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol aparecer, saia correndo.

Blogged with the Flock Browser

domingo, 13 de julho de 2008

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - SP - 2ª ETAPA - INVERNO

EventoCIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - SP - 2ª ETAPA - INVERNO
Número de peito4930
SexoM
CategoriaM4044
EquipeIronguides
Tempo Final00:46:32.25
Modalidade10K
Tempo Parcial00:24:14.75
Tempo Bruto00:49:11.10
Classificação Total491
Classificação na Categoria84
Classificação por Sexo472
Pace Médio00:04:40
VelMedia(KM/H)12,89

Semana de Treino

Mai um semaninha de treino, com uma prova de 10 Km no domingo.

Segunda-feira a natação teve os tiros de 10 x 50 forte. A coisa pega apenas nessa parte, porque o treino como um todo foi fácil. Na bike, entretanto, os sprints de 30 segundos...bem, foi ficando difícil a ponto de não conseguir no final um bom resultado satisfatório - mas acho normal, pois a gente vai cansando....Mas é um senhor treino.

Na terça, eu corri na esteira 800 metros e descansava 200. Fiz um pouco acima da média de provas (13,5 km/hora). Muito desgastante! Para variar, sai da esteira lavado!

Na Quarta, Day Off...quer dizer...médio. Foi feriado e fui pedalar na estrada com um amigo. Nada com muito esforço, mas deu uma pedalada de uns 70 Km na Bandeirantes.

Na quinta-feira, era o longão de 100 minutos. Infelizmente, não pude correr em terrenos com descida, porque teve um congestionamento aqui e o pessoa estava cortando caminho nas ruas que corro. Como lá é escuro e estreito, preferi o Campo de Marte. E, olha, medi algumas vezes e, sempre que fiz isso, via que estava correndo a 90 passadas por minutos (ou um tantinho a mais). Mantive isso em mente o tempo todo e fiz o treino inteiro desse jeito. Acho que peguei a manhã. Entretanto, não foi tãããããoooo tranquilo, não: notei um esforço muscular maior na coxa e no posterior(será que preciso de alongamento?) e que corri uma distância menor, comparando com o mesmo tempo da semana passada. Do ponto de vista cardiovascular, foi um só pouquinho mais difícil. No final, me senti um pouco desgastado...Era para ser um treino fácil, mas foi,diria eu, mais para moderado em função da necessidade de dar passadas rápidas.

Na sexta-feira, o spinning foi bastante intenso do ponto de vista cardiovascular. Na natação, no aquecimento, voltei a sentir o braço frágil e só melhorou quando usei a pulbóia e, depois, o palmar. Mas esse treino foi beeeemmmm fácil.

No sábado, fui pedalar no Riacho Grande, junto com o Edú. Frio pra cacete, mas um dia lindíssimo...pena que não deu para tirar muitas fotos... Rodei uns 60 k, no coroão, mas como lá não é plano o tempo todo, o treino foi mais forte que o planejado...Foi quase musculação em alguns trechos..Muita força...Como sempre, preciso aprender a fazer as coisas de forma moderada...

No domingo, prova de 10 Km da Adidas, Estação Inverno. Começo difícil, um pouco travado pelo tempo frio, falta de aquecimento ideal e o treino do dia anterior. Mas o tempo foi muito semelhante ao resultado da prova de outono - 46:32. Nada mal....

Nessa semana foram 11:49 minutos de treino e 167 km de natação, corrida e bike.

Também fui na nutricionista e perda de controle na alimentação decorrente dos treinos depois da Maratona tinha ido para o espaço - meu peso meio quilo acima do que eu estabeleci (ou seja, eu estava com 88,5)e minha taxa de gordura subiu de 16,5% para 19,5%. Entretanto, só evitando os doces e voltando a me alimentar melhor, termino a semana com 87 quilos.

Para terminar, fiz minha inscrição no Ironman 2009 - Número de peito 296.


Blogged with the Flock Browser

Treino no Riacho Grande

O Edú arrumando a Bike e ou a Ferrari trocando o pneu do Massa...ali, óh!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Semana de Treino

Sempre faço uma avaliação preliminar da semana de acordo com intensidade dos treinos de segunda-feira. Com uma natação uma pouco mais curta que de costume, achei que teria dias mais tranquilos. Engano.... 

A natação da segunda eu fiz bem, apesar de nadar ciclos fortes 50 metros é sempre puxado. Mas, como esse treino de natação foi mais curto nessa segunda, eu teria que esperar muito para a sala de bike ficar livre. Ai fiz um bônus de mil metros Para não ficar lá sem fazer nada....Mas foi com pulbóia e muito fácil fácil...Agora, a bike, quando tem período forte, eu faço forte...coração sai pela boca...é difícil...

 Na terça, eu mudei um pouco o treino. O Vinícius pediu para correr  tentando manter a velocidade da semana anterior. Entretanto, na semana anterior, o forte foi 15 KM/hora por cinco minutos. Para vinte, não dava..Ai fui correr na rua. Como você recomendou, não fiz intervalo e na parte forte, corri legal por vinte minutos e terminei sem problemas. Mas pegou,
porque na quarta....

 Na quarta-feira, day off. Me senti muito cansado em função do treino de terça, mas muito cansado. Eu não tenho problemas em correr bastante, mas treinos intensos é uma outra conversa...

 A quinta-feira eu tinha compromisso, mas me virei e fui correr mais tarde, porque não perco esse treino nem a pau. Já estava me sentido melhor em relação a quarta, mas fiquei confuso: corrí fácil, concentrado...mas quando você pede 90 passadas...bom, eu não consigo! Eu chego a 84 ou 86...se eu tento chegar a 90, ai acelera muito e o treino não fica fácil!

O Vinícius esclareceu da seguinte forma: Sobre o treino de passos na corrida em esforço fácil, você de fato vai precisar diminuir bastante a amplitude das passadas, passinhos de bebê! Rs Quando você conseguir correr fácil e com a técnica correta, aí sim estamos pronto para a maratona do Ironman, pois seu ritmo lá vai ser seu ritmo fácil de "agora" – explico, no dia do iron, vai chegar uma hora que tu vai estar tão desgastado, que vai correr com esforço alto mas a velocidade vai estar baixa, ou seja, vai precisar dar os passinhos curtinhos como no treino que está tendo dificuldade em fazer. Mas enfim, ainda temos 11 meses para apreder, rsrs – vamos tentar denovo essa semana. Procure fazer o longo em percurso ondulado, e foque nas passadas rápidas mais nas descidas, é mais fácil pois você corre rápido sem aumentar a carga aeróbica, não se preocupe nas subidas e faça o que conseguir no plano.

 Na sexta-feira, a aula de spinning foi de resistência de força. Puxada pra cacete. Mas eu comecei a nadar com muita dificuldade, porque os meus braços pareciam bem fraquinhos no aquecimento. Depois, a partir de um dado ponto, ficou fácil....

  Sábado, fui treinar na USP e o Edú foi junto. Um frio danado!!!! Os primeiros 30 minutos era para ser tranquilo, e foi. No período moderado, o Edú puxou muito na primeira parte e eu fiquei na minha. Quando ele iria desistir, eu o puxei mais meia-hora para terminuar, porque faltava tão pouquinho. Mantive a rotação baixa e no coroão...mas o ritmo caiu porque fomos
conversando um pouco...  Na corrida, minhas pernas estavam bem pesadas! O Edú foi junto e sentiu a mesma coisa. Ele fez metade da corrida e foi embora, enquanto eu terminei o treino.

 Bem, essa semana foram 9:36 minutos de treino, 62,4 Km entre bike, corrida e natação...
Blogged with the Flock Browser